Page 76 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Esse  processo  longo,  conflituoso,  e  muito  rico,  é  descrito  com
            profundidade por Almeida (1999), que apresenta a influência da dimensão
            internacional  nas  mudanças  educacionais  na área  da saúde  na América
            Latina,  e  desta,  nas  políticas  para a formação  de  recursos humanos  no
            Brasil, sempre contextualizadas em cada momento histórico, considerando
            as tendências econômicas e a organização política e social.
                 Feuerwerker (2002) analisou temas centrais relacionados à lógica da
            organização do setor saúde, ao trabalho médico, ao saber médico e à escola
            médica,  buscando  identificar  sua  repercussão  no  processo  de  produção
            de médicos, de forma a contribuir com a compreensão da construção de
            mudanças  nas  escolas  médicas.  Já  Lampert  (2002), avaliou  as  mudanças
            na educação médica nas décadas anteriores, na perspectiva da construção
            do novo modelo, em busca da superação do modelo flexneriano, que desde
            a metade do século XX, serviu de referência para a formação do médico no
            Brasil.
                 Esse estudo não teve a pretensão de resgatar o processo da evolução
            da educação  médica  brasileira, entretanto  necessitava  da compreensão
            sobre a mudança de paradigma que estava em curso na formação médica,
            passando do modelo flexneriano para o modelo da integralidade, de forma a
            contextualizar a reorientação da formação profissional em saúde. Para tanto,
            considerou, segundo Lampert (2002), as características básicas de cada um
            deles:

                      Paradigma  flexneriano:  O  chamado  paradigma  flexneriano  serve  de
                      referência  ao  modelo  dominante,  totalmente  hospitalocêntrico,  que  se
                      baseia na forma tradicional de ensinar medicina e que se caracteriza: (a)
                      pela predominância de aulas teóricas, enfocando a doença e o conhecimento
                      fragmentado  de  disciplina;  (b)  pelo  ensino  centrado  no  professor  e  em
                      aulas  expositivas;  (c)  pela  prática  predominante  no  hospital;  (d)  pela
                      capacitação docente voltada unicamente para  a  competência  técnica-
                      científica,  (e)  pelo  mercado  de  trabalho  referido  pelo  consultório
                      tradicional;  e  (f)  pela  ênfase  na  especialização  precoce,  dificultando  a
                      formação geral dos médicos.



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