Page 81 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 81
C APÍTULO II A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
(e) a superação da contradição entre a formação de especialistas e
médicos gerais exige que a educação médica enfrente criticamente
a determinação tecnológica do critério médico de qualidade,
que envolve tanto a ética profissional como a equidade. É nesse
sentido que se dão as possibilidades de resolver este velho dilema
da educação médica. É necessário começar a formar melhores
especialistas, e ao mesmo tempo é necessário resgatar e fortalecer
a formação geral na graduação, colocando-os adequadamente
nas equipes de saúde, promovendo igualmente suas funções e
reconhecimento sociais.
Essas questões, que indicavam as oportunidades para a construção das
propostas de mudanças para a Educação Médica na América Latina, vinham
ao encontro das necessidades de adequação da formação médica no Brasil,
acompanhando a estruturação do Sistema Único de Saúde.
Era preciso, portanto, formar médicos com perfil totalmente
diferenciado do profissional formado até então pelo modelo hegemônico, era
preciso formar médicos generalistas que compreendessem as necessidades
de saúde da população, e considerassem a sua realidade para apresentar
soluções, ou seja, médicos preparados para atuar no Sistema Único de Saúde.
Para isso, seria necessário enfrentar problemas tais como a fragmentação
do ato médico, a perda de qualidade da relação médico-paciente, a exclusão
de boa parte da população do acesso aos serviços em função da elevação
assustadora dos custos, e a introdução precoce da especialização levando à
fragmentação de conteúdos e à perda da terminalidade da formação médica.
(FEUERWERKER, 2002)
Esse movimento acompanhava as discussões que ocorriam na
área da educação, na defesa de uma proposta pedagógica interativa, que
desenvolvesse a capacidade de aprender a aprender, que preparasse
os estudantes para lidar com as novas tecnologias da informação, os
tornasse capaz de trabalhar em equipe e de exercer liderança, enfim, que
formasse profissionais capazes de lidar com a evolução do conhecimento,
e mais do que isso, com competências e habilidades para tomar decisões e
68