Page 77 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 77
C APÍTULO II A EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
Paradigma da integralidade: O novo modelo, denominado de paradigma
da integralidade aponta para: (a) ênfase na saúde e não na doença (a
promoção, a preservação e a recuperação da saúde); (b) processo de ensino-
aprendizagem centrado no aluno que deve ter um papel ativo na própria
formação; (c) ensino da prática no sistema de saúde em graus crescentes
de complexidade e voltado para as necessidades básicas de saúde; (d)
capacitação docente que considera além da competência técnica-científica,
a competência didático-pedagógica e a participação e o comprometimento
no sistema público de saúde; (e) mercado de trabalho orientado para a
reflexão e discussão crítica dos aspectos econômicos e humanísticos da
prestação de serviços de saúde e de suas implicação éticas; e (f) ênfase
na formação contextualizada, levando em conta as dimensões sociais,
econômicas e culturais da vida da população.
De acordo com Feuerwerker (2002), o modelo tradicional forma
profissionais que dominam diversos tipos de tecnologia, mas cada vez
mais incapazes de lidar com a subjetividade das pessoas e com questões
complexas como a educação em saúde, o autocuidado, o enfrentamento da
dor, da perda, da morte, o direito das pessoas à saúde ou a necessidade de
ampliar a autonomia do paciente, entre outras. Essa formação tradicional
conduz ao estudo fragmentado dos problemas de saúde, levando à formação
de especialistas que não conseguem lidar com a totalidade ou com o
complexo, já que é baseado na organização disciplinar e nas especialidades.
O médico formado por esse sistema já não atendia mais às necessidades
dos serviços de saúde que passou a exigir um profissional de saúde que
considere as dimensões sociais, econômicas e culturais da população, que
respeite os princípios do SUS, que enfrente os problemas do processo
saúde-doença de forma contextualizada, e atue de forma interdisciplinar e
multiprofissional. O paradigma da integralidade pressupõe a construção de
um novo modelo pedagógico, visando o equilíbrio entre excelência técnica e
relevância social, que somente se concretiza a partir da integração das ações
das universidades, dos serviços de saúde e da comunidade.
A concepção pedagógica que sustenta o paradigma da integralidade
está fundamentada na aprendizagem significativa que requer a articulação
64