Page 80 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 80

ocasião  da interrupção  da publicação  da revista  Educación  Médica  y  Salud
            (1966-1996).
                 A América  Latina teve uma grande participação  na  2ª  Conferência
            Mundial de Educação Médica, estimulada pela OPS, que por sua vez teve
            grande influência na própria Conferência, já que seu tema central “A mudança
            na  profissão  médica:  implicações  para  a  Educação  Médica”,  foi  sugerido
            pela OPS. Essa sugestão foi resultado do movimento interno originado pela
            encomenda da OPS a educadores médicos, cientistas sociais e economistas,
            de textos que pudessem subsidiar a discussão e que resultaram na produção
            de um documento intitulado “As transformações da profissão médica e sua
            influência sobre a Educação Médica”. (ALMEIDA, 1999)
                 Esse  documento  abordava as  questões  centrais  da Conferência,  tais
            como a crise econômica; o desenvolvimento tecnológico; e a necessidade
            da  equidade;  e  reforçava  a  influência  das  estruturas  sociais  na  prática
            profissional e desta na formação médica. Após a contribuição de escolas e
            associações nacionais, que foram consolidadas pela FEPAFEM e pela OPS, o
            documento apontou alguns caminhos para a Educação Médica:

                    (a) há necessidade de gerar um novo modelo científico, biomédico
                    e social, que projete e fundamente um novo paradigma educativo,
                    em função do indivíduo e da sociedade;

                    (b) há necessidade de um novo sistema de valores que transcenda
                    a  influência  da  mudança  da  prática,  reconstrua  a  ética  do
                    exercício profissional e garanta a função social do atendimento às
                    necessidades de saúde da população;
                    (c) há vantagens no desenvolvimento de trabalho interdisciplinar e
                    de metodologias problematizadoras;

                    (d) é fundamental que o desenvolvimento da integração docência-
                    assistência-pesquisa  torne a estratégia  Atenção  Primária  em  Saúde
                    como objeto de pesquisa e aprendizagem e verifique o compromisso
                    da universidade com  a sociedade,  afastando-se  da utilização dos
                    espaços comunitários como campos de prática unicamente; e


                                                                          67
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85