Page 80 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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ocasião da interrupção da publicação da revista Educación Médica y Salud
(1966-1996).
A América Latina teve uma grande participação na 2ª Conferência
Mundial de Educação Médica, estimulada pela OPS, que por sua vez teve
grande influência na própria Conferência, já que seu tema central “A mudança
na profissão médica: implicações para a Educação Médica”, foi sugerido
pela OPS. Essa sugestão foi resultado do movimento interno originado pela
encomenda da OPS a educadores médicos, cientistas sociais e economistas,
de textos que pudessem subsidiar a discussão e que resultaram na produção
de um documento intitulado “As transformações da profissão médica e sua
influência sobre a Educação Médica”. (ALMEIDA, 1999)
Esse documento abordava as questões centrais da Conferência, tais
como a crise econômica; o desenvolvimento tecnológico; e a necessidade
da equidade; e reforçava a influência das estruturas sociais na prática
profissional e desta na formação médica. Após a contribuição de escolas e
associações nacionais, que foram consolidadas pela FEPAFEM e pela OPS, o
documento apontou alguns caminhos para a Educação Médica:
(a) há necessidade de gerar um novo modelo científico, biomédico
e social, que projete e fundamente um novo paradigma educativo,
em função do indivíduo e da sociedade;
(b) há necessidade de um novo sistema de valores que transcenda
a influência da mudança da prática, reconstrua a ética do
exercício profissional e garanta a função social do atendimento às
necessidades de saúde da população;
(c) há vantagens no desenvolvimento de trabalho interdisciplinar e
de metodologias problematizadoras;
(d) é fundamental que o desenvolvimento da integração docência-
assistência-pesquisa torne a estratégia Atenção Primária em Saúde
como objeto de pesquisa e aprendizagem e verifique o compromisso
da universidade com a sociedade, afastando-se da utilização dos
espaços comunitários como campos de prática unicamente; e
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