Page 88 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 88
O perfil proposto para o profissional formado, nas Diretrizes
8
Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina/2001 , assumiu
definitivamente o desafio de consolidar a inter-relação da área de formação
de recursos humanos em saúde com os serviços de assistência à saúde:
(...) o médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva,
capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-
doença, em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção,
prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da
integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e
compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser
humano. (ALMEIDA, 2005: 46)
Uma outra questão importante no processo de formação, valorizada
pelas diretrizes curriculares da área à época, foi a abordagem em relação à
avaliação, seja em relação à avaliação do processo de ensino-aprendizagem,
que passou a levar em conta competências e habilidades além do conteúdo
desenvolvido e deverá adequar-se ao novo modelo, centrado no aluno e
não mais no professor; seja em relação à avaliação do curso como um todo,
considerando que conforme o Art. 13 (caput), a implantação das diretrizes
deveriam ser “acompanhadas e permanentemente avaliadas, a fim de
permitir os ajustes necessários ao seu aperfeiçoamento.”
A aprovação das diretrizes em 2001 foi um passo muito importante
na construção da mudança paradigmática da Educação Médica. Segundo
Stella (2007), esta somente se daria quando superada a fase de inovação
em que se encontravam muitas escolas médicas, introduzindo isoladamente
alguns dos componentes do conjunto proposto pelas Diretrizes, tais como
a prática extramuros, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem,
a interdisciplinaridade e a produção de conhecimentos articulada com os
serviços.
8. Resolução CNE/CES nº 4, de 07 de novembro de 2001 que institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.
75