Page 116 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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a escola se situasse, seria classificada de acordo com as seguintes categorias:
(a)Tradicional; (b) Inovadora com tendência tradicional; (c) Inovadora com
tendência avançada; e (d) Avançada para as transformações. (CAEM/ABEM,
2006)
O instrumento previa, além da classificação do curso nos estágios
de cada vetor e no conjunto dos Eixos, a identificação das evidências que
comprovavam essa classificação, com exemplos de ações predominantes,
condizentes com a alternativa escolhida. Como o processo de
desenvolvimento do curso e sua relação com os serviços são dinâmicos, esse
exercício favorecia a compreensão do momento do curso, possibilitando
inclusive a revisão dos vetores, tornando-os mais adequados à realidade do
curso.
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O resultado era representado por uma figura que demonstrava o
estágio em que se encontrava o Curso. A figura possibilitava a comparação
visual dos diferentes momentos do curso, favorecendo a percepção das
mudanças. O diagnóstico preliminar era essencial para o processo de
avaliação. A realização periódica, semestral ou anual do levantamento e
análise de dados, permitiria à comunidade interna acompanhar seu processo
de mudanças, reajustando suas estratégias e metas em cada ocasião. Assim
como, manter documentado a evolução construtiva do processo avaliativo
institucional. (CAEM/ABEM, 2006)
Mais importante do que os resultados, era o processo de aplicação do
instrumento. A troca de impressões dos diferentes segmentos envolvidos
no curso, favorecida pela busca de consenso, se mostrou muito rica e
possibilitava uma revisão permanente das ações em curso, em busca do
ideal estabelecido. A aplicação do instrumento em reuniões de avaliação
permitiu ainda a constante responsabilização dos atores quanto às
12. A Figura, adaptada de Lampert. 2002, apresenta modelo radiado, contendo
três círculos, representando os níveis 1, 2 e 3, referentes aos estágios de cada vetor
que compõem os cinco eixos que integram o curso de graduação, representando a
percepção dos atores, captada na aplicação do instrumento de coleta.
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