Page 116 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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a escola se situasse, seria classificada de acordo com as seguintes categorias:
            (a)Tradicional; (b) Inovadora com tendência tradicional; (c) Inovadora com
            tendência avançada; e (d) Avançada para as transformações. (CAEM/ABEM,
            2006)
                 O  instrumento  previa,  além  da  classificação  do  curso  nos  estágios
            de cada vetor e no conjunto dos Eixos, a identificação das evidências que
            comprovavam  essa  classificação,  com  exemplos  de  ações  predominantes,
            condizentes  com a alternativa escolhida.  Como  o processo  de
            desenvolvimento do curso e sua relação com os serviços são dinâmicos, esse
            exercício  favorecia  a compreensão  do momento  do curso,  possibilitando
            inclusive a revisão dos vetores, tornando-os mais adequados à realidade do
            curso.
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                 O  resultado  era  representado  por  uma  figura  que demonstrava o
            estágio em que se encontrava o Curso. A figura possibilitava a comparação
            visual  dos  diferentes  momentos  do  curso,  favorecendo  a  percepção  das
            mudanças.  O  diagnóstico  preliminar  era  essencial  para o  processo  de
            avaliação.  A realização  periódica,  semestral  ou  anual do levantamento  e
            análise de dados, permitiria à comunidade interna acompanhar seu processo
            de mudanças, reajustando suas estratégias e metas em cada ocasião. Assim
            como, manter documentado a evolução construtiva do processo avaliativo
            institucional. (CAEM/ABEM, 2006)
                 Mais importante do que os resultados, era o processo de aplicação do
            instrumento. A troca de impressões dos diferentes segmentos envolvidos
            no  curso,  favorecida  pela  busca  de  consenso,  se  mostrou  muito  rica  e
            possibilitava  uma  revisão  permanente  das  ações  em  curso,  em  busca  do
            ideal estabelecido.  A aplicação do instrumento em reuniões de avaliação
            permitiu  ainda  a  constante  responsabilização  dos  atores  quanto  às






                  12.  A Figura, adaptada de Lampert. 2002, apresenta modelo radiado, contendo
                  três círculos, representando os níveis 1, 2 e 3, referentes aos estágios de cada vetor
                  que compõem os cinco eixos que integram o curso de graduação, representando a
                  percepção dos atores, captada na aplicação do instrumento de coleta.

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