Page 115 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO III A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL
(...) A proposta de avaliação de tendências de mudanças das escolas
médicas, visando a formação do médico no curso de graduação, e ao
atendimento das necessidades de saúde (NS) é abalizada na percepção dos
atores sociais da escola médica e médicos recém-formados por ela, a partir
da seleção de cinco eixos conceituais de relevância nesta construção. Trata-
se da percepção que têm esses atores envolvidos no processo de formação
a respeito de como está sendo implementado o programa curricular da
graduação, diante das necessidades de saúde e de uma farta documentação
de recomendações de fóruns nacionais e internacionais de educação
médica (in Lampert, 2002, cap.2 e 3) que possibilitaram a construção
do instrumento aqui proposto, já utilizado por Lampert em trabalho de
tese de doutorado (ENSP/Fiocruz, 2002) com algumas modificações.
(CAEM/ABEM, 2006:01)
Os Eixos definidos abordavam as dimensões que integram um curso
de graduação na perspectiva da Educação Médica transformadora, sendo:
l) mundo do trabalho; ll) projeto pedagógico; lll) abordagem pedagógica;
lV) cenários da prática; e V) desenvolvimento docente. No instrumento de
avaliação, adaptado de Lampert (2002), cada eixo se dividia em vetores que
traduziam a sua concepção, especificando aspectos relevantes dentro de cada
um deles. Cada vetor era apresentado em três níveis que caracterizavam o
estágio em que a escola se encontrava: alternativa 1 - situação tradicional
do modelo flexneriano; alternativa 2 - situação de inovação, intermediária; e
alternativa 3 - situação avançada para as transformações, visando o modelo
da integralidade. (CAEM/ABEM, 2006)
A proposta propunha a realização da autoavaliação pelos atores que
participavam do processo de formação nas escolas médicas, utilizando o
instrumento adaptado de Lampert (2002), que permitia identificar o estágio
em que as escolas se encontravam no processo de transformação desejado,
indo do paradigma flexneriano ao paradigma da integralidade, e a partir daí,
definir a sua tipificação. Quanto mais próximo do estágio 3, mais próximo
estaria o curso do que se considera ideal na formação profissional na área
médica, atendendo às diretrizes curriculares de 2001. Dependendo de onde
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