Page 114 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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desenvolveu  um instrumento  que  permitia  acompanhar  o  movimento  de
            mudança das escolas ao se deslocarem de um modelo tradicional para um
            modelo de integração no contexto dos serviços e das necessidades básicas
            de saúde da população.
                 A partir do trabalho de Lampert (2002), foram definidos os princípios
            do projeto de avaliação da ABEM para as escolas médicas, e no início de
            2006, com a aprovação do projeto pela Diretoria, a professora Jadete Lampert
            foi nomeada coordenadora do projeto e iniciou o trabalho com um grupo de
            professores que vinham desenvolvendo estudos em avaliação da educação
            médica e em avaliação institucional, e com a participação dos estudantes,
            representados pela DENEM, constituindo assim a Comissão de Avaliação
            das Escolas Médicas – CAEM/ABEM.
                 Em  março  de 2006 a CAEM elaborou  o  “Projeto  de Avaliação  das
            Tendências  de  Mudanças  no  Curso  de  Graduação  das  Escolas  Médicas
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            Brasileiras” , que tinha por objetivos promover e acompanhar as mudanças
            nas escolas médicas para atender às Diretrizes Curriculares com perspectivas
            à consolidação do SUS; e incentivar e apoiar a construção do processo de
            avaliação (autoavaliação, avaliação externa, meta-avaliação) em cada escola
            médica no atendimento dos princípios do SINAES.

                 O projeto considerou para sua elaboração, o acúmulo da experiência
            da saúde na avaliação e nos projetos de apoio à mudança, como o projeto
            CINAEM e os programas PROMED e o PRÓ-SAÚDE, e as experiências da
            educação superior com a avaliação institucional, como o PAIUB e o SINAES,
            mas sua estruturação se deu a partir do estudo de Lampert, adotando os
            Eixos  Conceituais de relevância  para abalizar tendências,  propostos  pela
            autora:







                  11. Projeto  de  Avaliação  das Tendências  de  Mudanças  no  Curso  de  Graduação
                  das Escolas Médicas Brasileiras – Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da
                  Associação Brasileira de Educação Médica – CAEM/ABEM – 2006 –  http://www.
                  abem-educmed.org.br/

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