Page 114 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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desenvolveu um instrumento que permitia acompanhar o movimento de
mudança das escolas ao se deslocarem de um modelo tradicional para um
modelo de integração no contexto dos serviços e das necessidades básicas
de saúde da população.
A partir do trabalho de Lampert (2002), foram definidos os princípios
do projeto de avaliação da ABEM para as escolas médicas, e no início de
2006, com a aprovação do projeto pela Diretoria, a professora Jadete Lampert
foi nomeada coordenadora do projeto e iniciou o trabalho com um grupo de
professores que vinham desenvolvendo estudos em avaliação da educação
médica e em avaliação institucional, e com a participação dos estudantes,
representados pela DENEM, constituindo assim a Comissão de Avaliação
das Escolas Médicas – CAEM/ABEM.
Em março de 2006 a CAEM elaborou o “Projeto de Avaliação das
Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas
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Brasileiras” , que tinha por objetivos promover e acompanhar as mudanças
nas escolas médicas para atender às Diretrizes Curriculares com perspectivas
à consolidação do SUS; e incentivar e apoiar a construção do processo de
avaliação (autoavaliação, avaliação externa, meta-avaliação) em cada escola
médica no atendimento dos princípios do SINAES.
O projeto considerou para sua elaboração, o acúmulo da experiência
da saúde na avaliação e nos projetos de apoio à mudança, como o projeto
CINAEM e os programas PROMED e o PRÓ-SAÚDE, e as experiências da
educação superior com a avaliação institucional, como o PAIUB e o SINAES,
mas sua estruturação se deu a partir do estudo de Lampert, adotando os
Eixos Conceituais de relevância para abalizar tendências, propostos pela
autora:
11. Projeto de Avaliação das Tendências de Mudanças no Curso de Graduação
das Escolas Médicas Brasileiras – Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da
Associação Brasileira de Educação Médica – CAEM/ABEM – 2006 – http://www.
abem-educmed.org.br/
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