Page 123 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



                        4.1 O CURSO DE MEDICINA DA UEL

                O Curso de Medicina iniciou suas atividades no dia 15 de fevereiro
           de 1967, como Faculdade de Medicina do Norte do Paraná (Lei Estadual
           nº 5216). Em  1970, por ocasião  da criação  da  Universidade Estadual  de
           Londrina, esta e outras faculdades preexistentes foram extintas e na nova
           estrutura universitária, os cursos de Medicina e de Odontologia passaram a
           integrar o recém-criado Centro de Ciências da Saúde - CCS. (LIMA, 1996)
                Em 2007, ano que o estudo foi concluído, o curso completava 40 anos
           de existência, e dez anos de implantação do currículo integrado, com uma
           história  que se confunde  com a história da Universidade e da cidade de
           Londrina. Muitas são as contribuições do Curso para o desenvolvimento da
           região, e para a projeção de Londrina no cenário nacional, especialmente na
           área da saúde. E também muitas foram as lideranças locais que se engajaram
           na luta pela universidade e pelo Curso, para imprimir qualidade na formação
           de médicos para a sociedade e na conquista de um Sistema Municipal de
           Saúde eficaz.
                O Curso de Medicina de Londrina, representado por seus professores,
           estudantes e dirigentes, participou ativamente dos movimentos nacionais
           de mudança na educação médica liderando muitas dessas lutas, inclusive o
           processo de elaboração das diretrizes curriculares da medicina, aprovadas
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           em 2001 pelo Conselho Nacional de Educação - CNE.  Com isso conquistou
           o respeito da comunidade local e de acadêmicos e profissionais de saúde no
           país e no exterior.
                Considerando  que  os  resultados  da avaliação  do Curso  utilizados
           pelo estudo são relativos ao período entre 2000 e 2004, faz-se necessário
           apresentar a estrutura disponível à época.
                O Curso já apresentava uma infraestrutura respeitável, com uma área
           física de aproximadamente 10.000 m² construída no Centro de Ciências da
           Saúde, incluindo salas de aula, salas tutoriais, laboratórios de habilidades,





                 13. Resolução CNE/CES nº 4, de 7 de novembro de 2001

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