Page 126 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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da educação médica e compromisso com o curso. Os coordenadores eleitos
entre 1997 e 2007 eram particularmente engajados no movimento da
Educação Médica Brasileira.
As principais linhas de trabalho das ações extensionistas relacionadas
diretamente ao Curso já tinham como objetivo promover um programa de
atenção à saúde da população, na área de abrangência das Unidades Básicas
de Saúde – UBS, e de acordo com as estratégias do Programa de Saúde da
Família - PSF/MS. Tais ações, numa proposta interdisciplinar, propiciavam
aos alunos e docentes do curso, juntamente com os demais profissionais
da área da saúde, uma maior interação e integração ensino/serviço/
comunidade.
Desde aquele momento, a tendência do curso já não era mais atuar
no sentido estrito da extensão, mas sim em atividades de ensino-pesquisa-
extensão integradas. Isso favorecia a convivência entre os estudantes dos
diversos cursos da área da saúde e também com diferentes profissionais,
em diferentes níveis, desenvolvendo habilidades e competências para um
trabalho multiprofissional, necessárias para o cotidiano de atenção ao
paciente.
Na pós-graduação Stricto sensu, a área da saúde desenvolvia dois
Programas: Medicina e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), e Saúde
Coletiva (Mestrado). Na Pós-graduação Lato sensu eram onze Cursos de
Especialização e 33 Residências Médicas.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos tinham relevância para o
meio social, e existiam projetos de natureza epidemiológica e de natureza
intervencionista. A criação da linha de pesquisa da educação dos profissionais
de saúde (educação médica, educação na área de saúde e desenvolvimento de
recursos humanos em saúde) nos dois programas de pós-graduação Stricto
sensu já demonstrava o interesse e o grau de envolvimento com a graduação.
A integração efetiva entre a graduação e pós-graduação, se dava também
pela participação dos mestrandos nas atividades de graduação (módulos de
interação ensino-serviço-comunidade).
Várias atividades eram desenvolvidas decorrentes dos convênios
celebrados pelo Curso naqueles anos, sempre participante ativo dos
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