Page 126 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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da educação médica e compromisso com o curso. Os coordenadores eleitos
            entre  1997 e 2007  eram particularmente  engajados  no movimento  da
            Educação Médica Brasileira.
                 As principais linhas de trabalho das ações extensionistas relacionadas
            diretamente ao Curso já tinham como objetivo promover um programa de
            atenção à saúde da população, na área de abrangência das Unidades Básicas
            de Saúde – UBS, e de acordo com as estratégias do Programa de Saúde da
            Família - PSF/MS. Tais ações, numa proposta interdisciplinar, propiciavam
            aos alunos e docentes do curso, juntamente com os demais profissionais
            da  área  da  saúde,  uma  maior  interação  e  integração  ensino/serviço/
            comunidade.
                 Desde aquele momento, a tendência do curso já não era mais atuar
            no sentido estrito da extensão, mas sim em atividades de ensino-pesquisa-
            extensão integradas. Isso favorecia a convivência entre os estudantes dos
            diversos cursos da área da saúde e também com diferentes profissionais,
            em diferentes níveis, desenvolvendo habilidades e competências para um
            trabalho  multiprofissional,  necessárias  para  o  cotidiano  de  atenção  ao
            paciente.
                 Na  pós-graduação  Stricto sensu,  a  área  da  saúde  desenvolvia  dois
            Programas: Medicina e Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), e Saúde
            Coletiva  (Mestrado).  Na  Pós-graduação  Lato  sensu  eram  onze  Cursos  de
            Especialização e 33 Residências Médicas.
                 Os  projetos  de pesquisa  desenvolvidos  tinham  relevância  para o
            meio social, e existiam projetos de natureza epidemiológica e de natureza
            intervencionista. A criação da linha de pesquisa da educação dos profissionais
            de saúde (educação médica, educação na área de saúde e desenvolvimento de
            recursos humanos em saúde) nos dois programas de pós-graduação Stricto
            sensu já demonstrava o interesse e o grau de envolvimento com a graduação.
            A integração efetiva entre a graduação e pós-graduação, se dava também
            pela participação dos mestrandos nas atividades de graduação (módulos de
            interação ensino-serviço-comunidade).
                 Várias atividades eram desenvolvidas decorrentes  dos convênios
            celebrados  pelo Curso  naqueles  anos,  sempre  participante  ativo  dos


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