Page 125 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



                O Currículo integrado passou a exigir uma dedicação maior do docente
           em termos de carga horária e uma preparação pedagógica específica. Nos
           anos  que antecederam  a mudança  foram  realizados  diversos  cursos  de
           capacitação  docente  em metodologias  de  ensino-aprendizagem ativas e
           centradas no estudante, treinamento de tutores, avaliação do desempenho
           do estudante, entre outros, para atender às novas demandas.
                O Curso contava ainda com o trabalho de 102 pessoas, entre técnico-
           administrativos e profissionais de nível superior dos diversos setores da UEL/
           HU que atuavam no curso, tais como: Colegiado do Curso; Departamentos
           do CCS; Facilidades Acadêmicas do Ambulatório do Hospital das Clínicas;
           Laboratórios de Práticas do CCB e CCE, Laboratórios de Ciências-Cirúrgicas
           do CCS, Audiovisual  do CCS, Biblioteca  Central e Setorial  e Hospital
           Universitário (comissão de controle de infecção hospitalar, patologia clínica
           e serviço de arquivo médico e de estatística).
                Na época eram oferecidas 80 vagas ao ano em turno integral e regime
           seriado, tendo 501 alunos distribuídos entre a 1ª e a 6ª séries. Até aquele
           momento, o curso havia formado 54 turmas, totalizando 2.624 médicos.
           Destas, quatro turmas haviam sido formadas pelo novo Currículo, o que
           representava  320  médicos  com  o  novo  perfil.  Hoje  já  são  mais  de  5.000
           médicos  formados  pela  UEL, mais  da metade  pelo  currículo  integrado.
           No último vestibular (2020) o curso  teve 7.530 candidatos inscritos,  se
           mantendo como um dos mais concorridos do país – 170,5 candidatos para
           cada uma das 44 vagas.
                O  Curso  era  e ainda  é  administrado  por  uma  estrutura  Colegiada,
           da qual fazem parte representantes de todas as disciplinas que fornecem
           docentes  para as atividades  acadêmicas,  bem como  representantes  dos
           estudantes.  Esse  Colegiado  é  coordenado  por  uma  Comissão  Executiva
           composta de representantes de todas as disciplinas que fornecem docentes
           para as atividades acadêmicas, e representantes dos estudantes.
                A escolha do coordenador e vice-coordenador sempre foi um processo
           democrático,  sendo feita  pelos membros do colegiado.  Desta forma, não
           existe  um  perfil  estabelecido  para  o  coordenador,  entretanto  se  buscava
           eleger professores com conhecimento do contexto nacional e internacional


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