Page 127 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV  UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA



           movimentos  nacionais  tais como:  Reforma Curricular dos Cursos de
           Medicina e Enfermagem – fase II/Fundação Kellogg; Programa de Incentivo
           a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina -  PROMED/MEC/
           MS; Modernização  do  Complexo  HU/CCS/Governo  do  Paraná;  Curso  de
           Especialização em Saúde da Família/MS; Profissionalização de Trabalhadores
           da Área de Enfermagem  - PROFAE/MS; Programa de Reorientação  da
           Formação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE/MEC/MS; entre outros.
                A participação  do  Curso  de  Medicina  em  todos  esses  programas  e
           projetos locais, nacionais e internacionais foi fundamental para a captação
           de recursos  externos  essenciais  para apoiar as mudanças introduzidas.
           Foi por meio desses projetos que a gestão do curso conseguiu autonomia
           financeira em relação à administração do CCS e da própria universidade,
           permitindo  a oxigenação  dos processos  internos  que necessitavam  de
           investimentos  permanentes  para se manterem  e se aprimorarem, fosse
           em  relação  à  melhoria  da  infraestrutura  e  do  acervo,  fosse  em  relação  à
           capacitação  dos docentes  e a participação  de docentes  e discentes  nas
           discussões nacionais e internacionais da área.  Mesmo os projetos que não
           destinavam recursos, como o caso do Projeto de Avaliação das Tendências de
           Mudanças dos Cursos de Graduação das Escolas Médicas coordenado pela
           ABEM, eram valorizados pela gestão do Curso, porque permitiam a troca
           de experiências e valorizavam os processos internos, dando visibilidade ao
           trabalho desenvolvido pelo Curso, pioneiro na implementação de mudanças
           voltadas ao paradigma da integralidade.
                As atividades desenvolvidas a partir dos projetos de fomento iam desde
           os cursos de educação continuada/permanente, para os docentes e discentes
           do curso, e para os profissionais de saúde da região e macrorregião Norte
           do Paraná, até os de intervenção na comunidade como o caso da biblioteca
           virtual.  Vários  estudantes  da graduação  e  pós-graduação  atuavam nesses
           projetos com impacto e relevância para o cenário da saúde de Londrina e
           região. Existia um vínculo estabelecido entre o Curso e os serviços de saúde
           do município.

                Em relação à retenção dos estudantes no Curso, pode se afirmar que o
           índice sempre foi muito baixo, e no caso da evasão, aproximava-se de zero.
           Entre os Cursos de Graduação da Universidade, normalmente os índices da
           medicina são os mais baixos.

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