Page 127 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO IV UMA EXPERIÊNCIA DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
movimentos nacionais tais como: Reforma Curricular dos Cursos de
Medicina e Enfermagem – fase II/Fundação Kellogg; Programa de Incentivo
a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina - PROMED/MEC/
MS; Modernização do Complexo HU/CCS/Governo do Paraná; Curso de
Especialização em Saúde da Família/MS; Profissionalização de Trabalhadores
da Área de Enfermagem - PROFAE/MS; Programa de Reorientação da
Formação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE/MEC/MS; entre outros.
A participação do Curso de Medicina em todos esses programas e
projetos locais, nacionais e internacionais foi fundamental para a captação
de recursos externos essenciais para apoiar as mudanças introduzidas.
Foi por meio desses projetos que a gestão do curso conseguiu autonomia
financeira em relação à administração do CCS e da própria universidade,
permitindo a oxigenação dos processos internos que necessitavam de
investimentos permanentes para se manterem e se aprimorarem, fosse
em relação à melhoria da infraestrutura e do acervo, fosse em relação à
capacitação dos docentes e a participação de docentes e discentes nas
discussões nacionais e internacionais da área. Mesmo os projetos que não
destinavam recursos, como o caso do Projeto de Avaliação das Tendências de
Mudanças dos Cursos de Graduação das Escolas Médicas coordenado pela
ABEM, eram valorizados pela gestão do Curso, porque permitiam a troca
de experiências e valorizavam os processos internos, dando visibilidade ao
trabalho desenvolvido pelo Curso, pioneiro na implementação de mudanças
voltadas ao paradigma da integralidade.
As atividades desenvolvidas a partir dos projetos de fomento iam desde
os cursos de educação continuada/permanente, para os docentes e discentes
do curso, e para os profissionais de saúde da região e macrorregião Norte
do Paraná, até os de intervenção na comunidade como o caso da biblioteca
virtual. Vários estudantes da graduação e pós-graduação atuavam nesses
projetos com impacto e relevância para o cenário da saúde de Londrina e
região. Existia um vínculo estabelecido entre o Curso e os serviços de saúde
do município.
Em relação à retenção dos estudantes no Curso, pode se afirmar que o
índice sempre foi muito baixo, e no caso da evasão, aproximava-se de zero.
Entre os Cursos de Graduação da Universidade, normalmente os índices da
medicina são os mais baixos.
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