Page 181 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
ENADE podem demonstrar se o estudante desenvolveu ou não algumas
habilidades, se é capaz de trabalhar os conceitos aprendidos, e, ainda, se é
capaz de usar o conhecimento para seu desenvolvimento.
Elaborado de modo a refletir “o que o sujeito é capaz de fazer com
o conhecimento aprendido na escola e não apenas “o que e quando” ele
aprendeu” (LIMANA e BRITO, 2005: 19) o ENADE tem por objetivo
aumentar o entendimento a respeito do estudante inserido em um contexto
educacional específico, buscando verificar se ocorrem mudanças que possam
ser atribuídas à trajetória do estudante na instituição, ou seja, o”valor
agregado” neste período.
Além disso, permite analisar o desempenho dos estudantes em
comparação com a própria área, de acordo com os interesses das instituições.
6.1.1. A prova do ENADE
Em relação a outras avaliações realizadas, a prova apresentava
características diferenciadas abrangendo amplamente o currículo de cada
curso e investigando temas contextualizados e atuais, problematizados em
forma de estudo de caso, situações-problema, simulações e outros.
A prova tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação
aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos
respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento às
exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências
para compreender temas anteriores ao âmbito específico de sua profissão
ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento,
contribuindo assim para a avaliação dos cursos de graduação. (BRASIL,
2005b: 09)
É composta de duas partes: a) Formação Geral, comum a todas as áreas,
abrangendo competências, habilidades e conhecimentos gerais, visando um
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