Page 181 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           ENADE  podem  demonstrar  se  o  estudante  desenvolveu  ou  não  algumas
           habilidades, se é capaz de trabalhar os conceitos aprendidos, e, ainda, se é
           capaz de usar o conhecimento para seu desenvolvimento.
                Elaborado de modo a refletir “o que o sujeito é capaz de fazer com
           o conhecimento aprendido na escola e não apenas “o que e quando” ele
           aprendeu” (LIMANA e BRITO, 2005: 19) o  ENADE tem  por objetivo
           aumentar o entendimento a respeito do estudante inserido em um contexto
           educacional específico, buscando verificar se ocorrem mudanças que possam
           ser  atribuídas  à trajetória  do estudante  na instituição,  ou seja,  o”valor
           agregado” neste período.

                Além  disso,  permite  analisar  o  desempenho  dos  estudantes  em
           comparação com a própria área, de acordo com os interesses das instituições.




                6.1.1. A prova do ENADE
                Em  relação  a  outras  avaliações  realizadas,  a  prova  apresentava
           características  diferenciadas  abrangendo  amplamente  o  currículo  de  cada
           curso e investigando temas contextualizados e atuais, problematizados em
           forma de estudo de caso, situações-problema, simulações e outros.


                     A prova tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação
                     aos  conteúdos  programáticos  previstos  nas  diretrizes  curriculares  dos
                     respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento às
                     exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências
                     para compreender temas anteriores ao âmbito específico de sua profissão
                     ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento,
                     contribuindo assim para a avaliação dos cursos de graduação. (BRASIL,
                     2005b: 09)


                É composta de duas partes: a) Formação Geral, comum a todas as áreas,
           abrangendo competências, habilidades e conhecimentos gerais, visando um


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