Page 182 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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profissional  ético,  competente  e  comprometido  com  a  sociedade  em  que
            vive onde as habilidades consideradas são: análise, síntese, crítica, dedução,
            construção de hipóteses, estabelecimento de relações, comparação, detecção
            de contradições, decisão, organização, trabalho em equipe e administração de
            conflitos; e b) Componente Específico, contemplando as especificidades de
            cada área no que diz respeito ao domínio do conhecimento e as habilidades
            e competências relativas ao perfil profissional desejado.
                 As questões da parte de Formação Geral (comuns a todos os cursos)
            visam avaliar as habilidades de o aluno: (a) construir argumentos buscando
            explicar  um  determinado  fato;  e  (b)  opinar,  posicionando-se  de  forma
            coerente e coesa em relação a um tema polêmico, por meio de um texto
            gramaticalmente correto. (BRASIL, 2005c: 51)
                 Já  o  Conteúdo  Específico,  baseia-se  nas  diretrizes  curriculares  de
            cada  área  que  explicitam  as  habilidades  e  conhecimentos  necessários  ao
            pleno exercício da profissão e da cidadania, considerando as competências
            gerais, nos seus diferentes graus de complexidade, a capacidade para tomar
            decisões, comunicar-se, liderar, administrar e atuar de forma competente e
            responsável. Os referenciais para a elaboração das questões específicas de
            cada área, são elaboradas por bancas de especialistas.
                 Cada parte da prova contém questões objetivas de múltipla escolha e
            questões discursivas. Ao todo são 40 (quarenta) questões, sendo 10 (dez)
            de formação geral, comum a todas as áreas, e 30 (trinta) do componente
            específico  de  cada  área,  sendo  de  baixa,  média  e  alta  complexidade  para
            contemplar diferentes momentos da trajetória acadêmica, de forma a ser
            respondida por ingressantes e concluintes. (BRASIL, 2005b)


                      Construído por especialistas das diversas áreas do conhecimento, ele toma
                      por base não o perfil do concluinte, mas o perfil do curso. Suas perguntas
                      não estão concentradas ns ponto de chegada, mas sobre a trajetória do
                      estudante,  tal  qual  prevista  nas  diretrizes  curriculares  nacionais.  Este
                      perfil  envolve  habilidades,  competências  e  saberes  no  seu  cruzamento
                      com os conteúdos aos quais os estudantes devem ser expostos durante a




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