Page 182 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que
vive onde as habilidades consideradas são: análise, síntese, crítica, dedução,
construção de hipóteses, estabelecimento de relações, comparação, detecção
de contradições, decisão, organização, trabalho em equipe e administração de
conflitos; e b) Componente Específico, contemplando as especificidades de
cada área no que diz respeito ao domínio do conhecimento e as habilidades
e competências relativas ao perfil profissional desejado.
As questões da parte de Formação Geral (comuns a todos os cursos)
visam avaliar as habilidades de o aluno: (a) construir argumentos buscando
explicar um determinado fato; e (b) opinar, posicionando-se de forma
coerente e coesa em relação a um tema polêmico, por meio de um texto
gramaticalmente correto. (BRASIL, 2005c: 51)
Já o Conteúdo Específico, baseia-se nas diretrizes curriculares de
cada área que explicitam as habilidades e conhecimentos necessários ao
pleno exercício da profissão e da cidadania, considerando as competências
gerais, nos seus diferentes graus de complexidade, a capacidade para tomar
decisões, comunicar-se, liderar, administrar e atuar de forma competente e
responsável. Os referenciais para a elaboração das questões específicas de
cada área, são elaboradas por bancas de especialistas.
Cada parte da prova contém questões objetivas de múltipla escolha e
questões discursivas. Ao todo são 40 (quarenta) questões, sendo 10 (dez)
de formação geral, comum a todas as áreas, e 30 (trinta) do componente
específico de cada área, sendo de baixa, média e alta complexidade para
contemplar diferentes momentos da trajetória acadêmica, de forma a ser
respondida por ingressantes e concluintes. (BRASIL, 2005b)
Construído por especialistas das diversas áreas do conhecimento, ele toma
por base não o perfil do concluinte, mas o perfil do curso. Suas perguntas
não estão concentradas ns ponto de chegada, mas sobre a trajetória do
estudante, tal qual prevista nas diretrizes curriculares nacionais. Este
perfil envolve habilidades, competências e saberes no seu cruzamento
com os conteúdos aos quais os estudantes devem ser expostos durante a
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