Page 186 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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INEP/MEC aplicou os índices de facilidade e de discriminação nas questões
de múltipla escolha do Componente Específico. O índice de facilidade das
questões de múltipla escolha é obtido por meio do cálculo da proporção de
acertos na questão. Varia de 0 (quando nenhum aluno acerta) a 1 (quando
todos acertam), sendo que quanto mais próximo de 1, maior a facilidade
dos alunos em resolver a questão, conforme demonstrado na Tabela a seguir.
TABELA 1 - Classificação das Questões de Múltipla Escolha do Componente
Específico segundo o índice de Facilidade - ENADE/2004 – Medicina.
ÍNDICE DE FACILIDADE CLASSIFICAÇÃO QUESTÕES
≥ 0,86 Muito fácil 9, 10
0,61 a 0,85 Fácil 15, 24, 28
0,41 a 0,60 Médio 19, 25
11, 12, 13, 14, 16, 17, 18,
0,16 a 0,40 Difícil 20, 21, 22, 23, 26, 27
≤ 0,15 Muito Difícil
FONTE: MEC/INEP/DEAES – ENADE 2004.
As questões específicas de múltipla escolha da prova de Medicina em
2004 foram consideradas: muito fáceis (2), fáceis (3), de nível médio (2),
difíceis (13). Nenhuma questão foi considerada muito difícil. Assim, não há
uma distribuição equilibrada, tendo em vista que, das 20 questões, 13 foram
classificadas como difíceis. (BRASIL, 2005c: 38)
O Índice de Discriminação mede a capacidade de uma questão em
separar alunos com melhor desempenho na prova (grupo superior) daqueles
com pior desempenho (grupo inferior). Questões classificadas como muito
fáceis (todos ou quase todos acertam) ou muito difíceis (todos ou quase
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