Page 186 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 186

INEP/MEC aplicou os índices de facilidade e de discriminação nas questões
            de múltipla escolha do Componente Específico. O índice de facilidade das
            questões de múltipla escolha é obtido por meio do cálculo da proporção de
            acertos na questão. Varia de 0 (quando nenhum aluno acerta) a 1 (quando
            todos acertam), sendo que quanto mais próximo de 1, maior a facilidade
            dos alunos em resolver a questão, conforme demonstrado na Tabela a seguir.





            TABELA 1 -    Classificação  das  Questões  de  Múltipla  Escolha  do  Componente
            Específico segundo o índice de Facilidade - ENADE/2004 – Medicina.

              ÍNDICE DE FACILIDADE    CLASSIFICAÇÃO          QUESTÕES
                ≥ 0,86                  Muito fácil           9, 10

                0,61 a 0,85               Fácil             15, 24, 28
                0,41 a 0,60               Médio               19, 25

                                                      11, 12, 13, 14, 16, 17, 18,
                0,16 a 0,40               Difícil       20, 21, 22, 23, 26, 27

                ≤ 0,15                 Muito Difícil

                                                  FONTE: MEC/INEP/DEAES – ENADE 2004.




                 As questões específicas de múltipla escolha da prova de Medicina em
            2004 foram consideradas: muito fáceis (2), fáceis (3), de nível médio (2),
            difíceis (13). Nenhuma questão foi considerada muito difícil. Assim, não há
            uma distribuição equilibrada, tendo em vista que, das 20 questões, 13 foram
            classificadas como difíceis. (BRASIL, 2005c: 38)
                 O  Índice de Discriminação  mede a capacidade  de uma questão  em
            separar alunos com melhor desempenho na prova (grupo superior) daqueles
            com pior desempenho (grupo inferior). Questões classificadas como muito
            fáceis (todos ou quase todos acertam) ou muito difíceis (todos ou quase


                                                                         173
   181   182   183   184   185   186   187   188   189   190   191