Page 184 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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os padrões mínimos estabelecidos por especialistas das diferentes áreas do
conhecimento.
Cabe ressaltar que o resultado obtido pelos estudantes de uma
Instituição não representa a nota do curso em questão, mas apenas um
dos componentes desta, que será obtida quando da avaliação in loco por
comissões de especialistas, conforme previsto no SINAES. (BRASIL, 2005b)
6.1.2 A prova da área de Medicina - ENADE 2004
A prova do curso de medicina foi elaborada pela Comissão Assessora
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de Avaliação da área vinculada à Diretoria de Estatística e Avaliação da
Educação Superior (DEAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Em relação ao componente específico, a prova teve os seguintes
objetivos (BRASIL, 2005c):
• Verificar a aquisição de competências e habilidades necessárias ao
pleno exercício da profissão e da cidadania;
• Contribuir para a melhoria da qualidade e o contínuo e permanente
aperfeiçoamento da aprendizagem;
• Subsidiar as reflexões críticas visando à melhoria do processo de
ensino aprendizagem; e
• Consolidar o processo de avaliação do estudante como parte do
programa de avaliação institucional do SINAES.
Tomou como referência a graduação como etapa fundamental no
processo permanente de formação do médico:
O graduando deverá, portanto, apresentar o seguinte perfil: formação
generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar pautando-
28. Portaria INEP nº67, de 3 de junho de 2004, publicada no Diário Oficial de 7
de junho de 2004, seção 2, pág. 14.
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