Page 247 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 247
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABEM. (2003) Avaliação da Educação - Documento elaborado durante a Oficina ocorrida
para discussão do SINAES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA –
ABEM. Brasília, 17 e 18 de outubro de 2003. 2p. http://www.abem-educmed.org.br/
ABEM. (2004) XIV Fórum de Avaliação da Educação Médica - Documento base para
discussão. Elaborado para o XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA
– Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM. Vitória, Novembro de 2004. 7p.
http://www.abem-educmed.org.br/
ABEM. (2005) Sistematização dos Relatórios de Grupos da I Oficina Nacional sobre
Avaliação das Condições de Ensino - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO
MÉDICA – ABEM. Brasília, Abril, 2005. 10p. http://www.abem-educmed.org.br/
ABEM. (2006) Análise do Instrumento de Avaliação de Cursos apresentado pela
CONAES em 2006 e posição do Conselho Deliberativo da ABEM – aprovada no XLIV
Congresso Brasileiro de Educação Médica, Gramado, setembro de 2006. 2p. http://www.
abem-educmed.org.br/
ABEM. (2007) A Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de
Educação Médica (CAEM/ABEM) completa o primeiro momento da Avaliação. Boletim
Virtual Número 24 – 2007. http://www.abem-educmed.org.br/publicacoes/boletim_
virtual/boletim_virtual_24_2007.htm
AGUIAR, Adriana Cavalcanti de. Estratégias de Avaliação e a Transformação da Educação
Médica no Brasil. Texto produzido para o Boletim da ABEM para divulgação no XIV
Fórum de Avaliação da Educação Médica realizado no XLII CONGRESSO BRASILEIRO
DE EDUCAÇÃO MÉDICA – Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM. Vitória,
Novembro de 2004. 5p. http://www.abem-educmed.org.br/
ALMEIDA, Marcio. (org) (2005) Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos
Universitários da Área da Saúde. Londrina: Rede Unida, 2005. 2ª ed.
ALMEIDA, Marcio. (1999) Educação Médica e Saúde: Possibilidades de Mudança.
Londrina: Ed. UEL. Rio de Janeiro: ABEM, 1999. 196 p.
ALMEIDA, Marcio. (2001) Desafios na Organização e na Gestão da Universidade.
In: ALMEIDA, Márcio. (org) A Universidade Possível. São Paulo, Cultura editores
associados. Londrina, EDUEL, 2001. 344 p. p. 17-56.
ARAÚJO, Claisy. (2004) O desenvolvimento de Competências no ENADE: a mediação da
avaliação nos processos de desenvolvimento psicológico e profissional. Avaliação: Revista
234