Page 245 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VII AVALIAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA
agregado durante sua permanência no curso de graduação, sua grande
missão quando de sua criação.
Nesse particular cabe relembrar os limites da comparação entre
ingressantes e concluintes apresentados no Capítulo VI e o entendimento de
que os indicadores de ganho somente poderiam ser plenamente conhecidos
se os ingressantes de um curso avaliado prestassem o exame como
concluintes três anos depois (Limana e Brito, 2005). Na área da medicina
isso não é possível, já que os ingressantes que prestam o Exame em um ano
como ingressantes, não fazem a prova como concluintes em outra fase do
ciclo avaliativo. Para que isso fosse possível, seria necessária a alteração do
cronograma proposto pelo INEP para o curso de medicina, que tem duração
de 6 anos. Entendendo as dificuldades de um Exame Nacional atender às
especificidades de cada área, fica o desafio de analisar o desempenho dos
estudantes de medicina de forma a conhecer o real valor agregado pelo curso.
Como abordado na apresentação e no prefácio, o Curso de Medicina da
UEL completou 50 anos de existência, e 20 anos do currículo integrado, que
com certeza trouxeram o amadurecimento do processo de mudança, mas
que segue enfrentando dificuldades para a manutenção de sua qualidade,
potencializadas pelos limites orçamentários que hoje afetam todas as
instituições de ensino superior no país. A retomada do processo avaliativo,
seja interno, ou ainda pelo aprofundamento da análise dos resultados dos
processos avaliativos externos, pode ser uma luz na difícil tarefa de manter
os envolvidos engajados na luta diária e permanente da mudança.
Para finalizar, considerando os avanços e desafios no processo
de transformação da Educação Médica, espera-se que as reflexões que
permearam o texto tenham contribuído para ampliar a compreensão
do papel da avaliação nos processos de mudança da Educação Superior,
e particularmente no processo de mudança da Educação Médica e de
outros cursos da área da saúde, quem sabe, até mesmo de outras áreas do
conhecimento.
O seu desenvolvimento tornou possível conhecer e refletir sobre
uma realidade concreta, onde os processos educacionais se renovam e se
transformam apresentando uma nova perspectiva para a Educação Superior.
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