Page 245 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VII  AVALIAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA



           agregado durante sua permanência  no curso de graduação, sua grande
           missão quando de sua criação.
                Nesse  particular  cabe relembrar os limites  da comparação  entre
           ingressantes e concluintes apresentados no Capítulo VI e o entendimento de
           que os indicadores de ganho somente poderiam ser plenamente conhecidos
           se  os  ingressantes  de  um  curso  avaliado  prestassem  o  exame  como
           concluintes três anos depois (Limana e Brito, 2005). Na área da medicina
           isso não é possível, já que os ingressantes que prestam o Exame em um ano
           como ingressantes, não fazem a prova como concluintes em outra fase do
           ciclo avaliativo. Para que isso fosse possível, seria necessária a alteração do
           cronograma proposto pelo INEP para o curso de medicina, que tem duração
           de 6 anos. Entendendo as dificuldades de um Exame Nacional atender às
           especificidades de cada área, fica o desafio de analisar o desempenho dos
           estudantes de medicina de forma a conhecer o real valor agregado pelo curso.
                Como abordado na apresentação e no prefácio, o Curso de Medicina da
           UEL completou 50 anos de existência, e 20 anos do currículo integrado, que
           com certeza trouxeram o amadurecimento do processo de mudança, mas
           que segue enfrentando dificuldades para a manutenção de sua qualidade,
           potencializadas  pelos  limites  orçamentários  que hoje  afetam  todas  as
           instituições de ensino superior no país. A retomada do processo avaliativo,
           seja interno, ou ainda pelo aprofundamento da análise dos resultados dos
           processos avaliativos externos, pode ser uma luz na difícil tarefa de manter
           os envolvidos engajados na luta diária e permanente da mudança.
                Para  finalizar,  considerando  os  avanços  e  desafios  no  processo
           de transformação  da  Educação  Médica,  espera-se  que  as  reflexões  que
           permearam  o  texto  tenham  contribuído  para ampliar  a  compreensão
           do papel da avaliação nos processos  de mudança da Educação  Superior,
           e particularmente  no processo  de mudança da Educação  Médica e de
           outros cursos da área da saúde, quem sabe, até mesmo de outras áreas do
           conhecimento.
                O  seu  desenvolvimento  tornou  possível  conhecer  e  refletir  sobre
           uma realidade concreta, onde os processos educacionais se renovam e se
           transformam apresentando uma nova perspectiva para a Educação Superior.


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