Page 241 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VII AVALIAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA
A qualidade do Curso atestada pela comissão externa foi comprovada
pelos resultados do desempenho dos estudantes no ENADE 2004, ficando
entre os melhores resultados do país. A validação desse processo se deu com
o credenciamento do Curso pelo Mecanismo Experimental de Avaliação no
âmbito do Mercosul – MEXA, coordenado no Brasil pelo MEC. Em 2005,
a Comissão de Pares Avaliadores que verificou “in loco” a pertinência do
informe de autoavaliação e constatou o cumprimento dos critérios e
indicadores essenciais estabelecidos pelo MEXA para acreditação dos cursos
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de medicina, destacou alguns aspectos , que segundo eles traduziam a
identidade e a consistência interna do curso de Medicina da UEL:
• A inserção do curso na filosofia do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS)
e a importância conferida à Atenção Básica;
• O desenho curricular voltado para as necessidades de saúde da população;
• As mudanças curriculares adaptativas ocorridas ao longo dos anos e a
vigilância realizada sobre os efeitos dessas mudanças; e
• A imersão do curso em uma cultura de avaliação existente.
Além de demonstrar a efetividade do processo de avaliação construído e
desenvolvido nos moldes do SINAES, atendendo seus princípios e diretrizes
e cumprindo todas as etapas previstas (autoavaliação, avaliação externa e
meta-avaliação), cujos relatórios embasaram o processo de acreditação, os
aspectos destacados sinalizam a coerência da proposta curricular do Curso
com as demandas ainda atuais da Educação Superior e da Educação Médica.
Ao contrário, e até hoje, o modelo hegemônico da formação médica
encontra respaldo no modelo hegemônico da ciência e da tecnologia, que
segundo Dias Sobrinho (2006) é focado no produto e orientado a demandas
pontuais caras e ambientalmente insustentáveis com baixa capacidade
de impacto socioeconômico. Para ele, uma tecnologia social, orientada
33. Relatório de Avaliação do Curso de Medicina da Universidade Estadual de
Londrina – Paraná – Brasil no Mecanismo Experimental de Credenciamento do
Setor Educacional do MERCOSUL – MEXA/MEC. Outubro de 2005.
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