Page 239 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VII  AVALIAÇÃO: AVANÇOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO MÉDICA



           três planos: (a) inovação (mudanças superficiais com alterações isoladas de
           processos, de conteúdos ou de relações); (b) reforma (alterações combinadas
           nas relações, nos processos e nos conteúdos), e (c) transformação (alterações
           globais de conteúdos, processos e relações).
                Como  se  pôde  verificar  a  partir  da  análise  do  desenvolvimento  da
           Educação  Médica brasileira, as mudanças  do Curso de medicina  da UEL
           superaram os dois primeiros planos, alcançando o plano estrutural, onde
           ocorreu uma verdadeira transformação, que já o colocava em uma posição
           de vanguarda no país.
                Essa  transformação,  que se  deu ao longo  dos  últimos  anos, esteve
           sempre pautada pela avaliação. Quando se analisa os principais processos
           avaliativos da Educação Médica brasileira a partir da década de 1990, e até
           meados dos anos 2000, identifica-se a participação do Curso de Medicina da
           UEL em todos eles e sempre de forma ativa, como verifica-se no quadro 07.
                Embora esses processos se diferenciem na forma de adesão das escolas,
           alguns sendo de forma voluntária, como a CINAEM e a CAEM/ABEM, outros
           por edital que selecionou por mérito apenas algumas escolas médicas, como
           o PROMED e o PRÓ-SAÚDE, e o último, o MEXA, tendo sido uma escolha
           do MEC/SESu de apenas três escolas médicas do país, o Curso de Medicina
           da UEL esteve presente em todos, demonstrando sua predisposição para
           a avaliação e seu papel de destaque no cenário nacional. A evolução das
           iniciativas de avaliação e de acreditação da Educação Médica e dos Cursos
           de Formação do Médico no período subsequente, apresentada no posfácio,
           contextualiza no momento atual, e valoriza a trajetória do Curso, que segue
           participando ativamente de todos esses processos.















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