Page 242 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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aos processos e não aos produtos, além de mais barata tem um impacto
socioeconômico potencialmente maior que as tecnologias convencionais
à medida que estimula o potencial criativo dos sujeitos na identificação
e na solução dos problemas e controle dos processos. “Tem um grande
potencial educativo, pois amplia o conhecimento da realidade, possibilita o
exercício da responsabilidade social, socializa as condições de aprendizagem
e fortalece o compromisso com a qualidade da vida comunitária”. (DIAS
SOBRINHO, 2006:10)
A Educação Médica vem buscando a superação desses modelos
redimensionando a formação do médico, na perspectiva do atendimento
ao Sistema Único de Saúde, produzindo a chamada tecnologia social,
construída a partir da realidade, onde os beneficiários tornam-se sujeitos
desse processo. Entretanto, essa não é a realidade na grande maioria das
Escolas Médicas brasileiras, e é, portanto, o grande desafio da Educação
Médica.
A avaliação do Curso de Medicina da UEL demonstrou que esse foi
o caminho trilhado pelo Curso que vinha modificando seus processos
pedagógicos, ampliando e integrando conteúdos, e fortalecendo as
relações entre a academia, os serviços e a comunidade, enfim, buscando a
humanização da formação do médico.
Apesar dos resultados positivos do processo de avaliação, que
fortaleceram a proposta curricular nos anos 2000 e, em consequência, a
concepção de educação contida na mesma, é importante ressaltar que já
havia sinais de desgaste na proposta.
Embora muito significativas no conjunto, demonstrando que era um
caminho sem volta, em alguns campos as mudanças ainda precisavam ser
consolidadas, e em todos precisariam ser permanentemente acompanhadas,
avaliadas e alimentadas para que se mantivessem e se renovassem. Em
qualquer processo educacional isso seria necessário. Na implementação
de uma inovação educacional de grande amplitude como a adoção
das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e demais mudanças
introduzidas pelo curso que geram conflitos, isso se torna imprescindível.
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