Page 242 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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aos processos e não aos produtos, além de mais barata tem um impacto
            socioeconômico  potencialmente  maior  que  as  tecnologias  convencionais
            à  medida  que  estimula  o  potencial  criativo  dos  sujeitos  na  identificação
            e na solução  dos  problemas  e controle  dos  processos.  “Tem  um grande
            potencial educativo, pois amplia o conhecimento da realidade, possibilita o
            exercício da responsabilidade social, socializa as condições de aprendizagem
            e fortalece o compromisso com a qualidade da vida comunitária”. (DIAS
            SOBRINHO, 2006:10)
                 A  Educação  Médica  vem  buscando  a  superação  desses  modelos
            redimensionando  a  formação  do  médico,  na  perspectiva  do  atendimento
            ao  Sistema  Único  de  Saúde,  produzindo  a  chamada  tecnologia  social,
            construída a partir da realidade, onde os beneficiários tornam-se sujeitos
            desse processo. Entretanto, essa não é a realidade na grande maioria das
            Escolas  Médicas  brasileiras,  e  é,  portanto,  o  grande  desafio  da  Educação
            Médica.
                 A avaliação do Curso de Medicina da UEL demonstrou que esse foi
            o  caminho  trilhado  pelo  Curso  que  vinha  modificando  seus  processos
            pedagógicos,  ampliando  e  integrando  conteúdos,  e  fortalecendo  as
            relações entre a academia, os serviços e a comunidade, enfim, buscando a
            humanização da formação do médico.
                 Apesar dos resultados  positivos  do processo  de avaliação,  que
            fortaleceram  a proposta  curricular  nos  anos  2000 e,  em consequência,  a
            concepção  de educação  contida  na mesma,  é importante  ressaltar que já
            havia sinais de desgaste na proposta.
                 Embora muito significativas no conjunto, demonstrando que era um
            caminho sem volta, em alguns campos as mudanças ainda precisavam ser
            consolidadas, e em todos precisariam ser permanentemente acompanhadas,
            avaliadas  e  alimentadas  para que  se  mantivessem  e  se  renovassem.  Em
            qualquer processo  educacional  isso  seria  necessário.  Na implementação
            de  uma  inovação  educacional  de  grande  amplitude  como  a  adoção
            das  metodologias ativas de  ensino-aprendizagem, e demais mudanças
            introduzidas pelo curso que geram conflitos, isso se torna imprescindível.



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