Page 244 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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A  impressão  que  ficou  foi  que  a  avaliação  foi  muito  eficiente  para
            compreender  as ações  e procedimentos  administrativos  e acadêmicos
            presentes do processo de formação, mas não tão eficiente para compreender
            as relações que se estabeleceram e que movem esse mesmo processo.

                 Os  limites  presentes  nessa  experiência  permeiam  a avaliação  de
            instituições educacionais em todos os níveis e em todos os sentidos, dado
            o caráter social  e público da educação.  Por esse  motivo  a necessidade
            de  fazer  do  processo  avaliativo  uma  ação  democrática  e  participativa,  de
            forma  a garantir a isenção  necessária  para lidar  com  seus  limites  e  seus
            potenciais e para ter legitimidade e o respaldo da comunidade acadêmica na
            implementação e na manutenção das mudanças.
                 Quanto  à questão  central  do estudo,  não resta  dúvida que os
            estudantes  formados  pelo  currículo  integrado  do Curso de medicina  da
            UEL apresentaram bom desempenho quando comparados aos estudantes
            de outros cursos do país, como se constatou nas análises dos resultados do
            ENADE 2004.
                 Naquele  momento,  as  análises  realizadas  estavam  focadas  na
            comparação  entre os  grupos,  mas são  inúmeras  as possibilidades  de
            aprofundamento  identificadas  a  partir  dos  resultados  do  ENADE,  não
            mais apenas da primeira participação dos estudantes, mas de forma mais
            aprofundada,  possibilitada  pela série histórica  dos resultados  do Curso
            nos  últimos  15 anos.  O  cruzamento  do  desempenho  dos  estudantes
            com os conteúdos  e os momentos  do currículo  integrado,  pode indicar
            fragilidades ainda não percebidas e ao mesmo tempo, iluminar potenciais
            não identificados, promovendo uma análise mais cuidadosa sobre a relação
            entre  as  práticas  pedagógicas  e  os  conteúdos  propostos  e  os  resultados
            obtidos, agora focado nas Diretrizes Curriculares de 2014.
                 A continuidade  da aplicação  do  Teste  de Progresso aos estudantes
            pela  gestão  do  Curso,  permite  o  acompanhamento  sistemático  de  seu
            desenvolvimento  cognitivo,  mas  não  tem  a  abrangência  do  ENADE,  que
            possui caráter nacional e engloba conteúdos de formação geral. O ENADE
            permitiria ainda verificar se ocorreram mudanças que possam ser atribuídas
            à  trajetória  dos  estudantes  na  instituição,  ou  seja,  identificando  o  valor


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