Page 244 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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A impressão que ficou foi que a avaliação foi muito eficiente para
compreender as ações e procedimentos administrativos e acadêmicos
presentes do processo de formação, mas não tão eficiente para compreender
as relações que se estabeleceram e que movem esse mesmo processo.
Os limites presentes nessa experiência permeiam a avaliação de
instituições educacionais em todos os níveis e em todos os sentidos, dado
o caráter social e público da educação. Por esse motivo a necessidade
de fazer do processo avaliativo uma ação democrática e participativa, de
forma a garantir a isenção necessária para lidar com seus limites e seus
potenciais e para ter legitimidade e o respaldo da comunidade acadêmica na
implementação e na manutenção das mudanças.
Quanto à questão central do estudo, não resta dúvida que os
estudantes formados pelo currículo integrado do Curso de medicina da
UEL apresentaram bom desempenho quando comparados aos estudantes
de outros cursos do país, como se constatou nas análises dos resultados do
ENADE 2004.
Naquele momento, as análises realizadas estavam focadas na
comparação entre os grupos, mas são inúmeras as possibilidades de
aprofundamento identificadas a partir dos resultados do ENADE, não
mais apenas da primeira participação dos estudantes, mas de forma mais
aprofundada, possibilitada pela série histórica dos resultados do Curso
nos últimos 15 anos. O cruzamento do desempenho dos estudantes
com os conteúdos e os momentos do currículo integrado, pode indicar
fragilidades ainda não percebidas e ao mesmo tempo, iluminar potenciais
não identificados, promovendo uma análise mais cuidadosa sobre a relação
entre as práticas pedagógicas e os conteúdos propostos e os resultados
obtidos, agora focado nas Diretrizes Curriculares de 2014.
A continuidade da aplicação do Teste de Progresso aos estudantes
pela gestão do Curso, permite o acompanhamento sistemático de seu
desenvolvimento cognitivo, mas não tem a abrangência do ENADE, que
possui caráter nacional e engloba conteúdos de formação geral. O ENADE
permitiria ainda verificar se ocorreram mudanças que possam ser atribuídas
à trajetória dos estudantes na instituição, ou seja, identificando o valor
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