Page 234 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Esse  esclarecimento  a respeito do uso  de metodologias  ativas pelo
            Curso de medicina da UEL se faz necessário para compreender o estudo
            realizado com os resultados do ENADE. Quando se pensou em analisar os
            dados do ENADE e comparar o desempenho dos estudantes da UEL com
            outros  cursos,  o  objetivo  era conhecer  o  desempenho  dos  estudantes  do
            currículo integrado em comparação com estudantes de medicina de outros
            cursos.

                 Considerando que a mudança curricular ficou atrelada à mudança da
            metodologia de ensino, embora como se viu, isso fosse parte de um todo, a
            expectativa em relação ao desempenho dos estudantes também era motivada
            principalmente por serem os primeiros a serem formados por um currículo
            que fazia uso de metodologias ativas.
                 Era como se os riscos da mudança ter impactado negativamente na
            qualidade  da  formação  oferecida  pelo  curso  da  UEL,  fossem  decorrentes
            das dúvidas quanto à efetividade do uso dessas metodologias. Como se as
            outras mudanças não pudessem implicar na qualidade da formação.  Em
            função disso, foi feita a opção de comparar os resultados de estudantes de
            escolas médicas que utilizam ou não as metodologias ativas como estratégia
            de ensino-aprendizagem.
                 Considerando todo o processo de mudança implementado no Curso
            e entendendo essas mudanças no contexto da mudança de paradigma na
            educação  médica,  percebe-se  que a metodologia  de ensino  foi  o alicerce
            da mudança, mas não a essência. Sendo assim, conforme já explicitado, o
            estudo não teve a pretensão de analisar a metodologia de ensino em si, mas
            saber se sendo formados com o uso de metodologias ativas, os estudantes da
            UEL apresentavam bom desempenho quando comparados com estudantes
            de outras escolas médicas, fossem essas usuárias ou não de metodologias
            ativas.
                 Considerando  os  resultados  apresentados,  pode-se  dizer que os
            estudantes da UEL não só apresentam bom desempenho quando comparados
            com  grupos  de  escolas  que  utilizam  ou  não  metodologias  ativas,  como


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