Page 234 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 234
Esse esclarecimento a respeito do uso de metodologias ativas pelo
Curso de medicina da UEL se faz necessário para compreender o estudo
realizado com os resultados do ENADE. Quando se pensou em analisar os
dados do ENADE e comparar o desempenho dos estudantes da UEL com
outros cursos, o objetivo era conhecer o desempenho dos estudantes do
currículo integrado em comparação com estudantes de medicina de outros
cursos.
Considerando que a mudança curricular ficou atrelada à mudança da
metodologia de ensino, embora como se viu, isso fosse parte de um todo, a
expectativa em relação ao desempenho dos estudantes também era motivada
principalmente por serem os primeiros a serem formados por um currículo
que fazia uso de metodologias ativas.
Era como se os riscos da mudança ter impactado negativamente na
qualidade da formação oferecida pelo curso da UEL, fossem decorrentes
das dúvidas quanto à efetividade do uso dessas metodologias. Como se as
outras mudanças não pudessem implicar na qualidade da formação. Em
função disso, foi feita a opção de comparar os resultados de estudantes de
escolas médicas que utilizam ou não as metodologias ativas como estratégia
de ensino-aprendizagem.
Considerando todo o processo de mudança implementado no Curso
e entendendo essas mudanças no contexto da mudança de paradigma na
educação médica, percebe-se que a metodologia de ensino foi o alicerce
da mudança, mas não a essência. Sendo assim, conforme já explicitado, o
estudo não teve a pretensão de analisar a metodologia de ensino em si, mas
saber se sendo formados com o uso de metodologias ativas, os estudantes da
UEL apresentavam bom desempenho quando comparados com estudantes
de outras escolas médicas, fossem essas usuárias ou não de metodologias
ativas.
Considerando os resultados apresentados, pode-se dizer que os
estudantes da UEL não só apresentam bom desempenho quando comparados
com grupos de escolas que utilizam ou não metodologias ativas, como
221