Page 230 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 230
que entre as diferenças apresentadas, em apenas uma questão, na qual os
estudantes da UEL se sobressaem, a diferença é significante.
Levando em conta a frequência do percentual de acertos, a escola
1MNA apresenta uma questão com percentual superior. No entanto, quando
se analisa a parte objetiva como um todo, considerando as médias não há
diferença entre as escolas.
Considerando os resultados gerais na prova, com base nas médias,
esse resultado se confirma. A média obtida pelos concluintes da UEL no
componente específico foi 55,56 e pelos concluintes da escola 1MNA foi
50,09. Os ingressantes da UEL obtiveram média 22,61, e os ingressantes
da escola 1MNA 20,06. Quando se considera apenas as questões objetivas,
assim como nos demais grupos, as duas escolas também apresentam melhor
resultado, a UEL com média 73,53 e a escola 1MNA com média 76,15.
A média dos concluintes da UEL nas questões discursivas do
componente específico é 43,57 e os concluintes da escola 1MNA 48,39,
ambas com resultados inferiores aos resultados obtidos nas questões
objetivas. Quanto aos ingressantes da UEL, nas questões discursivas estes
obtiveram média 10,28 e os ingressantes da escola 1MNA 8,28, bem abaixo
do desempenho que obtiveram nas questões objetivas.
Analisando as duas escolas de um modo geral, embora as médias
sejam diferentes, algumas vezes a favor da escola 1MNA, e outras a favor da
UEL, em nenhuma variável analisada existe diferença significante. O mesmo
ocorre com os percentuais de acerto, já que em apenas uma questão existe
diferença, na qual a UEL apresentou o maior índice de acerto.
Sendo assim, pode-se afirmar que a UEL e a escola 1MNA obtiveram
resultados equivalentes no ENADE.
6.2.4 Conclusão em relação aos resultados do ENADE 2004
Desde o inicio do estudo se tinha em mente que avaliar o Curso de
Medicina da UEL, mais especificamente o desempenho dos seus estudantes,
implicava em considerar a metodologia de ensino adotada pelo curso,
entendendo que esta poderia ser um diferencial na formação de seus
estudantes.
217