Page 230 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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que entre as diferenças apresentadas, em apenas uma questão, na qual os
            estudantes da UEL se sobressaem, a diferença é significante.
                 Levando  em  conta  a  frequência  do  percentual  de  acertos,  a  escola
            1MNA apresenta uma questão com percentual superior. No entanto, quando
            se analisa a parte objetiva como um todo, considerando as médias não há
            diferença entre as escolas.
                 Considerando  os  resultados  gerais  na prova, com  base  nas médias,
            esse resultado se confirma. A média obtida pelos concluintes da UEL no
            componente específico foi 55,56 e pelos concluintes da escola 1MNA foi
            50,09. Os ingressantes da UEL obtiveram média 22,61, e os ingressantes
            da escola 1MNA 20,06. Quando se considera apenas as questões objetivas,
            assim como nos demais grupos, as duas escolas também apresentam melhor
            resultado, a UEL com média 73,53 e a escola 1MNA com média 76,15.
                 A média  dos  concluintes  da  UEL  nas  questões  discursivas  do
            componente  específico  é  43,57  e  os  concluintes  da  escola  1MNA  48,39,
            ambas com  resultados  inferiores  aos  resultados  obtidos  nas questões
            objetivas. Quanto aos ingressantes da UEL, nas questões discursivas estes
            obtiveram média 10,28 e os ingressantes da escola 1MNA 8,28, bem abaixo
            do desempenho que obtiveram nas questões objetivas.
                 Analisando  as duas  escolas  de um modo  geral, embora  as médias
            sejam diferentes, algumas vezes a favor da escola 1MNA, e outras a favor da
            UEL, em nenhuma variável analisada existe diferença significante. O mesmo
            ocorre com os percentuais de acerto, já que em apenas uma questão existe
            diferença, na qual a UEL apresentou o maior índice de acerto.
                 Sendo assim, pode-se afirmar que a UEL e a escola 1MNA obtiveram
            resultados equivalentes no ENADE.


                 6.2.4 Conclusão em relação aos resultados do ENADE 2004
                 Desde o inicio do estudo se tinha em mente que avaliar o Curso de
            Medicina da UEL, mais especificamente o desempenho dos seus estudantes,
            implicava  em  considerar  a  metodologia  de  ensino  adotada  pelo  curso,
            entendendo  que  esta  poderia  ser  um  diferencial  na  formação  de  seus
            estudantes.

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