Page 231 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem
foi uma das estratégias utilizadas pelo curso para mudar a concepção de
formação do médico do modelo hegemônico para o modelo voltado ao
paradigma da integralidade.
Entendendo que para dar esse passo seria necessário muito mais
que uma simples mudança curricular, e acompanhando as tendências de
mudança da educação médica, o curso que já vinha introduzindo novas
estratégias de ensino no currículo antigo, em função de sua participação no
Projeto UNI, apostou em uma mudança mais radical, onde a metodologia de
ensino passou a ser a questão central do processo de mudança.
A adoção da aprendizagem baseada em problemas, sem dúvida, causou
o impacto desejado e exigiu de todos, principalmente do corpo docente
que atuava nas primeiras quatro séries do curso, uma revisão geral de sua
atuação como educador. A mudança de paradigma da concepção do currículo
se expressava na mudança de concepção de educação imposta pela nova
metodologia.
Houve todo um investimento na capacitação para que o corpo docente
pudesse dar sustentação às mudanças, começando pela própria função
desempenhada, passando de professor-ministrante a professor-tutor e não
mais ensinando conteúdos distribuídos em disciplinas, e sim orientando e
apoiando os estudantes na construção do conhecimento em módulos que
integravam os saberes de várias disciplinas.
Esse é apenas um exemplo do que significava a mudança iniciada pelo
curso, que além de mudar o jeito de ensinar, mudou onde ensinar, e para
quê ensinar. Como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem eram a
base da mudança, houve na época uma tendência equivocada de se referir
ao novo currículo do Curso da UEL como um “currículo PBL”. Até mesmo
pelo protagonismo na mudança da formação médica no país, em conjunto
com outras escolas médicas, esse movimento repercutiu significativamente
e “ser” um “currículo PBL” no Brasil naquele momento era como ter um selo
de qualidade que diferenciava essas escolas das demais.
Tanto interna como externamente, essa ideia foi se fortalecendo
ao mesmo tempo em que as escolas pertencentes a esse grupo foram
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