Page 233 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 233
C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
os serviços de saúde e com as comunidades, a aproximação entre teoria e
prática desde o início do curso, e a eliminação da divisão do curso entre ciclo
básico e ciclo clínico.
Considerando a necessidade de superar a questão em relação à
denominação do novo currículo, a coordenação do Curso decidiu aprofundar
os conhecimentos a respeito da metodologia PBL e das demais metodologias
utilizadas no curso, realizando inclusive um estudo sobre o percentual
das metodologias de ensino utilizadas. Além do PBL, o Curso utiliza a
problematização (módulos de interação ensino, serviços e comunidade); a
demonstração dirigida (módulos de habilidades clínicas e atitudes); a observação
participante (módulos de atualização); e a metodologia de aprendizagem em
serviço (internato).
Segundo o estudo, 57% da carga horária do Curso está distribuída nas
quatro primeiras séries. Dentro dessa carga horária, as atividades tutoriais
e de estudo orientado, que caracterizam a metodologia PBL, totalizam
50%, sendo que o restante é distribuído entre os módulos de habilidades,
os módulos de interação ensino, serviços e comunidade, e os módulos de
atualização, além das demais atividades complementares. O internato,
referente à 5ª e 6ª séries, significa 43% da carga horária do Curso, onde a
metodologia utilizada é a aprendizagem em serviço. (COLEGIADO, 2005d).
Considerando essa distribuição, a metodologia PBL não chega a 30%
da carga horária curricular total no Curso que ficaria assim distribuída:
QUADRO 06 - Distribuição da Carga Horária do Currículo em Relação às
metodologias de Ensino
% CARGA HORÁRIA METODOLOGIA DE ENSINO
28,5% PBL
Problematização, demonstração dirigida e observação
28,5%
participante
43% Aprendizagem em serviço
220