Page 233 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           os serviços de saúde e com as comunidades, a aproximação entre teoria e
           prática desde o início do curso, e a eliminação da divisão do curso entre ciclo
           básico e ciclo clínico.
                Considerando  a necessidade  de superar a questão  em relação à
           denominação do novo currículo, a coordenação do Curso decidiu aprofundar
           os conhecimentos a respeito da metodologia PBL e das demais metodologias
           utilizadas  no  curso,  realizando  inclusive  um  estudo  sobre  o  percentual
           das  metodologias  de  ensino  utilizadas.  Além  do  PBL,  o  Curso  utiliza  a
           problematização (módulos  de interação  ensino,  serviços  e comunidade);  a
           demonstração dirigida (módulos de habilidades clínicas e atitudes); a observação
           participante (módulos de atualização); e a metodologia de aprendizagem em
           serviço (internato).
                Segundo o estudo, 57% da carga horária do Curso está distribuída nas
           quatro primeiras séries. Dentro dessa carga horária, as atividades tutoriais
           e de estudo  orientado,  que caracterizam  a metodologia  PBL, totalizam
           50%, sendo que o restante é distribuído entre os módulos de habilidades,
           os módulos de interação ensino, serviços e comunidade, e os módulos de
           atualização,  além  das  demais atividades  complementares.  O  internato,
           referente à 5ª e 6ª séries, significa 43% da carga horária do Curso, onde a
           metodologia utilizada é a aprendizagem em serviço. (COLEGIADO, 2005d).
                Considerando essa distribuição, a metodologia PBL não chega a 30%
           da carga horária curricular total no Curso que ficaria assim distribuída:

           QUADRO 06 - Distribuição  da Carga Horária do Currículo em Relação  às
           metodologias de Ensino
             % CARGA HORÁRIA             METODOLOGIA DE ENSINO
                   28,5%                           PBL

                                  Problematização, demonstração dirigida e observação
                   28,5%
                                                participante
                   43%                     Aprendizagem em serviço





           220
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