Page 232 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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percebendo que o equívoco inicial já trazia consequências. No Curso da
UEL, particularmente, isso foi sendo sentido pela comunidade interna à
medida que as novas séries foram sendo implantadas e percebeu-se que as
ações desenvolvidas não davam conta de sustentar todas as mudanças.
Utilizar novos cenários, introduzir novas práticas, voltadas para a
atenção integral da saúde, integrar ensino e serviços vinculando a formação
médica às necessidades sociais de saúde com ênfase no SUS, entre outras
coisas, demandam muito mais do que a introdução de novas metodologias.
A valorização das estratégias de ensino acabou por tirar a atenção de
questões tão importantes quanto na formação médica, além de passar uma
falsa imagem sobre o que significava a mudança da educação médica que se
encontrava em construção.
Nas palavras do coordenador do Curso na gestão 2004-2006,
confirmava-se a preocupação:
(...) o currículo atual do curso de medicina da UEL não é um “Currículo
PBL’, como se disse de forma equivocada em alguns momentos, e que
muitas incompreensões causou no seio do movimento de educação médica
nacional, acarretando dissabores e conflitos entre professores e estudantes
do nosso curso com os de outras escolas. (COLEGIADO, 2005d:1)
Nesse sentido, houve um novo esforço da coordenação do Curso em
conscientizar tanto a comunidade interna quanto a externa que o currículo
integrado era muito mais que um “currículo PBL”. Deveria significar a
integração dos conteúdos, saberes e habilidades; a integração entre ensino,
serviços e comunidade; a integração entre ensino e trabalho; a integralidade
no atendimento ao paciente; enfim, a superação do modelo hospitalocêntrico,
centrado no professor e na doença.
No caso específico da UEL, o currículo integrado tem outras
características importantes que se somam ao uso de metodologias ativas
de ensino, tais como a interdisciplinaridade, a formação multiprofissional,
o enfoque sobre os determinantes sociais das doenças, a aproximação com
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