Page 235 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL
apresentam bom desempenho quando comparados com as escolas que
obtiveram as melhores médias no ENADE.
Se a metodologia de ensino era uma preocupação de parte do corpo
docente, que receava que a mesma pudesse impactar negativamente no
desempenho dos estudantes frente a egressos de outras escolas médicas, o
estudo demonstrou que isso não procedia.
No entanto, não é possível afirmar que o uso das metodologias ativas
seja tão importante na formação dos estudantes da UEL a ponto de distingui-
los dos demais. Para tanto, seria necessário um estudo mais aprofundado
sobre o uso das metodologias, com o estabelecimento de controle sobre
as demais variáveis da formação que interferem nos resultados obtidos no
exame. Os bons resultados dos estudantes da UEL podem ser consequência
de muitos outros fatores que agregam valor à sua formação, não só baseados
na proposta do currículo integrado, mas que podem ter origem na própria
história do Curso.
Também seria importante aprofundar as análises considerando o
conteúdo das questões, e relacionando o resultado obtido pelos estudantes
da UEL aos conteúdos, competências e habilidades desenvolvidos pelo
currículo integrado, complementando a compreensão já possibilitada
pela aplicação do TPMed, permitindo um acompanhamento externo do
desenvolvimento dos estudantes.
Como verificou-se na análise do perfil dos estudantes da UEL, algumas
questões que chamam a atenção e que podem ter interferido nos resultados,
dizem respeito às horas semanais dedicadas ao estudo, ao uso da biblioteca
e ao uso da pesquisa nos módulos. Estas questões estão associadas às
metodologias de ensino utilizadas que favorecem a autonomia de estudo e
estimulam o aprendizado permanente.
São indicadores importantes em um processo educacional, mas com
certeza insuficientes para garantir uma formação qualificada. Na educação
médica, como se viu, os parâmetros para uma boa formação extrapolam os
limites da universidade e exigem a compreensão das necessidades de saúde
da população no contexto do Sistema Único de Saúde.
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