Page 235 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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C APÍTULO VI  O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM EXAME NACIONAL



           apresentam  bom desempenho quando comparados  com as escolas  que
           obtiveram as melhores médias no ENADE.
                Se a metodologia de ensino era uma preocupação de parte do corpo
           docente,  que  receava  que  a  mesma  pudesse  impactar  negativamente  no
           desempenho dos estudantes frente a egressos de outras escolas médicas, o
           estudo demonstrou que isso não procedia.
                No entanto, não é possível afirmar que o uso das metodologias ativas
           seja tão importante na formação dos estudantes da UEL a ponto de distingui-
           los dos demais. Para tanto, seria necessário um estudo mais aprofundado
           sobre  o  uso  das  metodologias,  com  o  estabelecimento  de  controle  sobre
           as demais variáveis da formação que interferem nos resultados obtidos no
           exame. Os bons resultados dos estudantes da UEL podem ser consequência
           de muitos outros fatores que agregam valor à sua formação, não só baseados
           na proposta do currículo integrado, mas que podem ter origem na própria
           história do Curso.
                Também seria importante  aprofundar as análises  considerando o
           conteúdo das questões, e relacionando o resultado obtido pelos estudantes
           da UEL aos conteúdos,  competências  e habilidades  desenvolvidos pelo
           currículo  integrado, complementando  a compreensão  já possibilitada
           pela  aplicação  do  TPMed,  permitindo  um  acompanhamento  externo  do
           desenvolvimento dos estudantes.
                Como verificou-se na análise do perfil dos estudantes da UEL, algumas
           questões que chamam a atenção e que podem ter interferido nos resultados,
           dizem respeito às horas semanais dedicadas ao estudo, ao uso da biblioteca
           e ao uso da pesquisa  nos módulos.  Estas  questões  estão  associadas  às
           metodologias de ensino utilizadas que favorecem a autonomia de estudo e
           estimulam o aprendizado permanente.
                São indicadores importantes em um processo educacional, mas com
           certeza insuficientes para garantir uma formação qualificada. Na educação
           médica, como se viu, os parâmetros para uma boa formação extrapolam os
           limites da universidade e exigem a compreensão das necessidades de saúde
           da população no contexto do Sistema Único de Saúde.

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