Page 276 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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O Teste de Progresso, importante processo emancipatório para as
escolas de Medicina, tem sido incentivado por iniciativas regionais, a partir
das próprias escolas, e nacional por meio de linha de ação da Associação
Brasileira de Educação Médica. É capaz de criar uma nova cultura de
avaliação a partir da colaboração entre as escolas e oferecer seus resultados
à gestão dos cursos para as transformações necessárias.
A acreditação dos cursos nas esferas nacional, regional e internacional
deve se consolidar e ampliar a sua abrangência como esforço pela qualidade
da formação médica.
Portanto, consolidar uma cultura de avaliação em cada IES no Brasil
é o que se faz necessário nesse momento de expansão do ensino médico.
Tanto a autoavaliação como a avaliação externa, seja esta regulatória ou
não, apontam para a necessidade de que os resultados desse processo sejam
utilizados como ferramentas de gestão e de mudança.
A avaliação deve ser contínua e incorporada às práticas do cotidiano
dos cursos de Medicina. Não sendo punitiva pode se constituir em ato
pedagógico que leva a melhorias dos processos de trabalho dentro das
instituições. Pode ser prazerosa e confiável, na medida em que, como já
foi dito, “produz sentidos, consolida valores, afirma interesses, provoca
mudanças, transforma” e, acrescentamos, ilumina o caminho em direção à
busca da qualidade da formação médica esperada pela sociedade brasileira.
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