Page 276 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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O  Teste de Progresso,  importante  processo  emancipatório  para as
            escolas de Medicina, tem sido incentivado por iniciativas regionais, a partir
            das próprias escolas, e nacional por meio de linha de ação da Associação
            Brasileira  de  Educação  Médica.  É  capaz  de  criar  uma  nova cultura  de
            avaliação a partir da colaboração entre as escolas e oferecer seus resultados
            à gestão dos cursos para as transformações necessárias.
                 A acreditação dos cursos nas esferas nacional, regional e internacional
            deve se consolidar e ampliar a sua abrangência como esforço pela qualidade
            da formação médica.
                 Portanto, consolidar uma cultura de avaliação em cada IES no Brasil
            é o que se faz necessário nesse momento de expansão do ensino médico.
            Tanto  a autoavaliação  como  a avaliação  externa,  seja  esta  regulatória  ou
            não, apontam para a necessidade de que os resultados desse processo sejam
            utilizados como ferramentas de gestão e de mudança.
                 A avaliação deve ser contínua e incorporada às práticas do cotidiano
            dos  cursos  de  Medicina.  Não  sendo  punitiva  pode  se  constituir  em  ato
            pedagógico  que leva a melhorias  dos processos  de trabalho dentro  das
            instituições.  Pode  ser  prazerosa  e  confiável,  na  medida  em  que,  como  já
            foi  dito,  “produz  sentidos,  consolida  valores,  afirma  interesses,  provoca
            mudanças, transforma” e, acrescentamos, ilumina o caminho em direção à
            busca da qualidade da formação médica esperada pela sociedade brasileira.

























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