Page 272 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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do questionário que avalia as condições de oferta do curso? Como minimizar
            os efeitos do ranqueamento dos seus resultados?


                 CAMEM – Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de
                 Escolas Médicas
                 No escopo  da Lei 12.871, de 2013, houve abertura de cursos de
            Medicina  no país com  uma lógica  muito  diferente  daquela utilizada  até
            então.  A partir dessa  lei  foram  publicados  editais  primeiramente  para
            habilitação de municípios com critérios previamente selecionados. Uma vez
            selecionados os municípios, as instituições se candidataram a ofertar cursos
            de medicina nestas cidades.
                 Havia um trabalho a ser feito que envolvia especialistas na área para
            o  processo  de  credenciamento  das  instituições,  autorização  dos  cursos  e
            monitoramento desses cursos, tanto do setor privado quanto público.
                 A CAMEM  tem  prestado  esse  apoio  que  envolve  dois  processos
            diferentes,  com  instrumentos  diferentes  para  o  privado  e  o  público.  Por
            meio da SESu se avalia os processos das instituições públicas (no caso as
            federais) e pela SERES, as privadas.

                 Colocam-se, nesse momento, muitos desafios em função da expansão
            rápida das escolas médicas. Garantir a qualidade da formação é a prioridade
            e os sistemas de avaliação e monitoramento são essenciais. Resta saber se a
            racionalidade do processo não sucumbirá aos interesses diversos em jogo,
            sejam eles econômicos, políticos ou corporativos, entre outros.

                 ANASEM - Avaliação Nacional Seriada do Estudante de Medicina
                 e TP – Teste de Progresso

                 O Brasil já construiu e vem construindo uma certa tradição no que
            chamamos de Teste de Progresso. Esse teste normalmente ocorre após a
            formação de consórcio entre um grupo, em geral, de uma dezena de escolas
            médicas.  Existe  todo  um  processo  de  construção  de  itens de  avaliação
            pelos docentes dessas escolas que produz, além da prova, uma cultura de
            melhoria  da  qualidade  na  elaboração  dos  itens.  A prova é  aplicada  para

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