Page 270 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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a qual precisa ter a segurança de que a concessão de títulos profissionais
esteja sendo feita com qualidade e ética, não oferecendo riscos em função
de eventuais deficiências na formação desses profissionais. Por último, a
avaliação deve ser entendida como instrumento de gestão.
Alguns desafios estão colocados pela avaliação:
1. É necessário construir uma cultura de avaliação, a qual deve
ser sistêmica e permanente. É preciso perder o medo de ser
avaliado e entregar-se honestamente a esse processo, tornando-o
transparente e transformador. Para tanto, é preciso reduzir a sua
dimensão punitiva e trabalhar com os resultados da avaliação para
construir novos caminhos na gestão dos cursos;
2. É preciso discutir-se formas de enfrentamento ao ranqueamento
e uso mercadológico de seus resultados. Esse uso pode provocar
uma necessidade de se buscar bons resultados na avaliação, muitas
vezes sem que os mesmos mostrem as dificuldades enfrentadas.
Esse processo de ocultamento da realidade faz com que a avaliação
perca seu caráter emancipador e transformador;
3. É necessário minimizar a responsabilização excessiva dos
formandos pelos resultados da avaliação. É recorrente que
propostas surjam no sentido de impedir o exercício da profissão
pelos egressos, em função da avaliação do desempenho do
estudante ao final do processo de formação. Há que se considerar
se é justa a punição ao estudante ao final de um processo que não
dependeu apenas das suas ações.
Uma vez colocadas essas considerações iniciais deste posfácio,
podemos analisar as modalidades mais comuns de avaliação de cursos no
Brasil.
SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Mais conhecido por um dos seus componentes, o ENADE – Exame
Nacional de Desempenho do Estudante, o SINAES acaba por ser fortemente
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