Page 270 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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a qual precisa ter a segurança de que a concessão de títulos profissionais
            esteja sendo feita com qualidade e ética, não oferecendo riscos em função
            de  eventuais  deficiências  na  formação  desses  profissionais.  Por  último,  a
            avaliação deve ser entendida como instrumento de gestão.

                 Alguns desafios estão colocados pela avaliação:

                 1.  É  necessário  construir  uma  cultura  de  avaliação,  a  qual  deve
                    ser  sistêmica  e  permanente.  É  preciso  perder  o  medo  de  ser
                    avaliado e entregar-se honestamente a esse processo, tornando-o
                    transparente e transformador. Para tanto, é preciso reduzir a sua
                    dimensão punitiva e trabalhar com os resultados da avaliação para
                    construir novos caminhos na gestão dos cursos;
                 2.  É preciso discutir-se formas de enfrentamento ao ranqueamento
                    e uso mercadológico de seus resultados. Esse uso pode provocar
                    uma necessidade de se buscar bons resultados na avaliação, muitas
                    vezes sem que os mesmos mostrem as dificuldades enfrentadas.
                    Esse processo de ocultamento da realidade faz com que a avaliação
                    perca seu caráter emancipador e transformador;

                 3.  É necessário  minimizar a responsabilização  excessiva  dos
                    formandos  pelos  resultados  da  avaliação.  É  recorrente  que
                    propostas surjam no sentido de impedir o exercício da profissão
                    pelos  egressos,  em função  da avaliação  do desempenho  do
                    estudante ao final do processo de formação. Há que se considerar
                    se é justa a punição ao estudante ao final de um processo que não
                    dependeu apenas das suas ações.

                 Uma  vez colocadas  essas  considerações  iniciais  deste  posfácio,
            podemos analisar as modalidades mais comuns de avaliação de cursos no
            Brasil.


                 SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
                 Mais conhecido por um dos seus componentes, o ENADE – Exame
            Nacional de Desempenho do Estudante, o SINAES acaba por ser fortemente


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