Page 268 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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POSFÁCIO




                 O desafio da avaliação de curso de medicina no
                                Brasil: situação atual

                                                         Ipojucan Calixto Fraiz*


                 Coube a mim escrever um posfácio para esse trabalho que transitou
            de forma instigante  pela discussão  da avaliação  dos cursos  de Medicina.
            Embora o trabalho esteja focado na análise do desempenho dos estudantes
            da  Universidade Estadual  de Londrina, a autora nos premiou com  uma
            revisão histórica da avaliação de cursos no Brasil. Cabe neste posfácio trazer
            a situação atual da avaliação de cursos de Medicina no país.
                 Um bom ponto de partida é a citação que a pesquisadora fez ao final do
            capítulo anterior, na qual Dias Sobrinho (2002b p.37) afirma que a avaliação
            “produz sentidos, consolida valores, afirma interesses, provoca mudanças,
            transforma.” Nesse sentido, podemos entender a avaliação para além de seus
            instrumentos, mas com estratégias presentes em um campo de disputas, no
            qual diferentes interesses estão em jogo.
                 O panorama da formação médica no Brasil se tornou mais complexo a
            partir da Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, a qual instituiu o Programa
            Mais Médicos, com três grandes vertentes: a) o provimento de médicos para
            a Atenção Básica à Saúde, por meio do Projeto Mais Médicos para o Brasil; b)
            a reordenação da formação médica; e, c) a expansão de cursos de Medicina.
                 No que se refere à expansão dos cursos de Medicina, esse processo foi
            acelerado e contemplou regiões com problemas de estrutura nos serviços
            de saúde e oferta de profissionais com perfil para assumir a docência. Os
            impactos dessa expansão em andamento ainda não foram analisados, porém
            a preocupação com a qualidade da oferta está presente em todos os entes




                  * Médico  e  Doutor em  Sociologia.  Professor  do  Departamento  de  Saúde  Coletiva  da
                  Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Médica.

                                                                          255
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