Page 268 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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POSFÁCIO
O desafio da avaliação de curso de medicina no
Brasil: situação atual
Ipojucan Calixto Fraiz*
Coube a mim escrever um posfácio para esse trabalho que transitou
de forma instigante pela discussão da avaliação dos cursos de Medicina.
Embora o trabalho esteja focado na análise do desempenho dos estudantes
da Universidade Estadual de Londrina, a autora nos premiou com uma
revisão histórica da avaliação de cursos no Brasil. Cabe neste posfácio trazer
a situação atual da avaliação de cursos de Medicina no país.
Um bom ponto de partida é a citação que a pesquisadora fez ao final do
capítulo anterior, na qual Dias Sobrinho (2002b p.37) afirma que a avaliação
“produz sentidos, consolida valores, afirma interesses, provoca mudanças,
transforma.” Nesse sentido, podemos entender a avaliação para além de seus
instrumentos, mas com estratégias presentes em um campo de disputas, no
qual diferentes interesses estão em jogo.
O panorama da formação médica no Brasil se tornou mais complexo a
partir da Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, a qual instituiu o Programa
Mais Médicos, com três grandes vertentes: a) o provimento de médicos para
a Atenção Básica à Saúde, por meio do Projeto Mais Médicos para o Brasil; b)
a reordenação da formação médica; e, c) a expansão de cursos de Medicina.
No que se refere à expansão dos cursos de Medicina, esse processo foi
acelerado e contemplou regiões com problemas de estrutura nos serviços
de saúde e oferta de profissionais com perfil para assumir a docência. Os
impactos dessa expansão em andamento ainda não foram analisados, porém
a preocupação com a qualidade da oferta está presente em todos os entes
* Médico e Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Saúde Coletiva da
Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Médica.
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