Page 273 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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todos  os alunos das escolas,  de todas  as séries  ou períodos,  ao mesmo
           tempo.  Estudos  comparativos  do  desempenho  dos  alunos  são  utilizados
           tanto na gestão do curso, como há devolutiva individual ao estudante, que
           pode redirecionar seus estudos frente aos resultados. Esse é um processo
           claramente formativo e acontece ao longo de todo o curso.
                A partir da Lei do  Programa Mais Médicos  tentou-se implantar no
           Brasil a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina – ANASEM.
           Inspirada  no  Teste  de Progresso,  essa  avaliação  aconteceria no  segundo,
           quarto  e  sexto  anos  de  formação  do  estudante  de  medicina.  Houve  a
           aplicação de apenas uma prova, no ano de 2016, e a ideia foi deixada de lado
           em função das dificuldades logísticas na sua elaboração e aplicação.

                Comissão de Avaliação das Escolas da Área de Saúde (CAES)

                Inicialmente  Comissão  de  Avaliação  das  Escolas  Médicas  (CAEM),
           depois  renomeada  para CAES em  função  de  que  o  método  poderia
           ser utilizado para outros cursos da área da saúde, é um projeto ligado à
           Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que vem produzindo
           transformação nas escolas médicas e publicações de seus resultados. Esses
           resultados estão publicados desde 2016 no livro “Ensino da saúde: modelo
           de avaliação CAES/ABEM na construção de mudanças”.
                Conhecido  como  Método da Roda, trabalha com cinco  dimensões:
           a) projeto pedagógico; b) abordagem pedagógica; c) cenário da prática; d)
           desenvolvimento docente; e, e) mundo do trabalho.
                Essa avaliação gera a classificação das escolas em três tipos: a) situação
           tradicional do modelo flexneriano; b) situação de inovação intermediária; e,
           c) situação avançada, considerando as transformações, com vistas ao modelo
           da integralidade e ao atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais.
                Esse modelo de avaliação trabalha claramente com um tipo ideal de
           escola médica colocada como avançada e se caracteriza pela ideia de processo
           permanente de mudança. A escola é classificada em “situação de”, ou seja,
           não “congela” a escola como tradicional, mas aponta intencionalmente o
           sentido da mudança e opta pela integralidade e pelas Diretrizes Curriculares.


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