Page 274 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Exame do CREMESP
Em 2018, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
(CREMESP) divulgou uma publicação intitulada “O exame do CREMESP
no contexto da expansão do ensino médico”. O título e o subtítulo desse
material apontam ao mesmo tempo para o Exame de Qualificação Profissional
e Autoavaliação para Médicos no Estado de São Paulo, que já faz parte da
história da avaliação desde 1990, época da primeira edição do exame; e, para
a contemporaneidade do tema ao evocar a expansão do ensino médico no
país. Esse exame ensejou no país, desde a sua criação, acaloradas discussões
sobre a qualidade da formação médica e as formas de sua avaliação. Essa
discussão sempre esteve em torno do receio de que o resultado desse Exame
viesse penalizar estudantes egressos de cursos de Medicina, impedindo-
os de exercer a profissão de médico. A questão, também conhecida como
exame de ordem, por analogia ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB), sempre encontrou oposição de grande parte dos estudantes e suas
entidades representativas.
Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos
(REVALIDA)
O REVALIDA foi realizado pela última vez em 2017, o que por si
só já se constitui em um problema, visto que todos os médicos formados
no exterior que queiram exercer a medicina no Brasil, sejam estrangeiros
ou brasileiros, necessitam realizar esse exame. O exame é realizado pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC). O exame é realizado em
duas fases, sendo a primeira uma prova de conhecimentos com questões
objetivas e discursivas. A segunda fase se constitui em uma avaliação de
habilidades clínicas, com dez estações.
As críticas que esse exame recebe estão ligadas ao baixo índice de
aprovação e a periodicidade irregular.
Existe ampla discussão nacional a respeito do REVALIDA envolvendo
o MEC, as entidades médicas, entidades de educação médica, entre outras.
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