Page 275 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME)
A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em parceria
com o Conselho Federal de Medicina, patrocinou a criação do SAEME. Esse
sistema é oriundo de pesquisas educacionais que levaram à elaboração de
um sistema ao mesmo tempo voltado para os parâmetros educacionais
brasileiros e internacionais.
Não há concorrência com o SINAES, na medida em que o processo é
de acreditação e não de regulação. As escolas participantes são voluntárias.
São analisados 80 subdomínios nas áreas de: a) gestão educacional;
b) programa educacional; c) corpo docente; d) corpo discente; e, e)
ambiente educacional. Como esse sistema não é classificatório, não permite
ranqueamento.
Em 2019, o SAEME foi acreditado internacionalmente pela World
Federation for Medical Education.
Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários
Mercosul (Sistema ARCU-SUL)
Criado em 2008, envolve a acreditação de cursos, sendo um deles o
curso de Medicina, nos países Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia,
Paraguai e Uruguai. Em cada país esse sistema é coordenado por um membro
da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA), sendo que no Brasil
a Agência Nacional de Acreditação é composta pela Comissão Nacional de
Avaliação da Educação Superior (CONAES), Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Secretaria de Regulação
da Educação Superior (SERES).
Considerações Finais
O estado atual da avaliação dos cursos de Medicina no Brasil aponta
para a diversidade de meios avaliativos, tanto na dimensão regulatória como
emancipadora. Podemos antever, em função do número de novos cursos de
Medicina, uma saturação do sistema gerido pelo governo federal, colocando-
se o desafio de encontrar novas formas de operacionalização da avaliação
dos cursos.
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