Page 271 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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regulatório,  embora  a  sua  proposta  traga  uma  dimensão  pedagógica
           importante e paute a gestão das IES brasileiras.
                A avaliação do SINAES se propõe, e deve, ser formativa e emancipatória,
           e  não  apenas  regulatória.  Ainda,  deve  aprofundar  as  responsabilidades
           sociais das instituições. A divulgação de seus resultados não deixa de ser a
           prestação de contas à sociedade sobre a qualidade da formação superior no
           país.
                Por tratar-se de um sistema, existem três componentes que avaliam: a)
           as instituições, b) os cursos e c) o desempenho dos estudantes. O sistema
           propõe uma avaliação integrada envolvendo a autoavaliação, por meio da
           Comissão Própria de Avaliação (CPA); a avaliação externa com visitas de
           especialistas selecionados pelo MEC/Inep e ENADE; e, Censo da Educação
           Superior (MEC/Inep).

                Em relação à avaliação de cursos, são verificadas três dimensões, 51
           indicadores de qualidade e 18 requisitos legais e normativos. As dimensões
           são:  a)  organização  didático-pedagógica,  b)  perfil  do  corpo  docente  e  c)
           instalações físicas.
                O ENADE é periódico e segue os ciclos avaliativos, que ocorrem, para
           cada grupo de cursos, a cada três anos, ou seja, o curso de Medicina não tem
           todos os seus egressos avaliados, mas somente aqueles cuja conclusão do
           curso coincida com o ciclo avaliativo correspondente. As maiores críticas
           a este exame são pelo fato de ser uma prova única, ao final do processo de
           formação, com avaliação predominantemente cognitiva, sem possibilidade
           de avaliação de habilidades e atitudes.
                Essa  avaliação  tem  sido  importante  mobilizadora  de  busca  de
           qualidade dos cursos de Medicina, apesar de também ser muito utilizada
           como ferramenta de propaganda e mesmo de adequações para melhorar a
           posição da IES no mercado.
                Alguns desafios estão presentes. Como melhorar o comprometimento
           dos  estudantes durante  a realização  do  exame  que,  sendo  obrigatório,
           não penaliza o estudante por eventual mau resultado? Como melhorar a
           qualidade da informação fornecida pelo estudante quando do preenchimento


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