Page 271 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
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regulatório, embora a sua proposta traga uma dimensão pedagógica
importante e paute a gestão das IES brasileiras.
A avaliação do SINAES se propõe, e deve, ser formativa e emancipatória,
e não apenas regulatória. Ainda, deve aprofundar as responsabilidades
sociais das instituições. A divulgação de seus resultados não deixa de ser a
prestação de contas à sociedade sobre a qualidade da formação superior no
país.
Por tratar-se de um sistema, existem três componentes que avaliam: a)
as instituições, b) os cursos e c) o desempenho dos estudantes. O sistema
propõe uma avaliação integrada envolvendo a autoavaliação, por meio da
Comissão Própria de Avaliação (CPA); a avaliação externa com visitas de
especialistas selecionados pelo MEC/Inep e ENADE; e, Censo da Educação
Superior (MEC/Inep).
Em relação à avaliação de cursos, são verificadas três dimensões, 51
indicadores de qualidade e 18 requisitos legais e normativos. As dimensões
são: a) organização didático-pedagógica, b) perfil do corpo docente e c)
instalações físicas.
O ENADE é periódico e segue os ciclos avaliativos, que ocorrem, para
cada grupo de cursos, a cada três anos, ou seja, o curso de Medicina não tem
todos os seus egressos avaliados, mas somente aqueles cuja conclusão do
curso coincida com o ciclo avaliativo correspondente. As maiores críticas
a este exame são pelo fato de ser uma prova única, ao final do processo de
formação, com avaliação predominantemente cognitiva, sem possibilidade
de avaliação de habilidades e atitudes.
Essa avaliação tem sido importante mobilizadora de busca de
qualidade dos cursos de Medicina, apesar de também ser muito utilizada
como ferramenta de propaganda e mesmo de adequações para melhorar a
posição da IES no mercado.
Alguns desafios estão presentes. Como melhorar o comprometimento
dos estudantes durante a realização do exame que, sendo obrigatório,
não penaliza o estudante por eventual mau resultado? Como melhorar a
qualidade da informação fornecida pelo estudante quando do preenchimento
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