Page 11 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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centralizador e concentrador de renda na política de saúde,
            como no restante das relações econômicas. Por final, Marcio
            cita Amílcar Herrera que analisa as contradições entre as
            políticas explícitas, oficiais e as políticas implícitas reais. Creio
            oportuno destacar, nesta apresentação, o alcance das análises e
            posicionamentos de Marcio ao final dos anos 70, claramente
            reveladores e esclarecedores do desenvolvimento da política
            de Estado para a saúde até nossos dias, apesar dos avanços
            constitucionais e da legislação infraconstitucional.
                 Com sua ampla visão de processo no complexo
            desenvolvimento da política de saúde, Marcio já identificava
            os obstáculos à expansão e qualificação da APS, à continuidade
            de atenção nos demais níveis do sistema sob a lógica da APS,
            à realização da atenção integral e à política de amplas massas
            com elevação da consciência dos direitos à saúde, e por isso
            acena aos rumos traçados na 3ª Conferência Nacional de Saúde
            (1963), abortados com a ditadura em 1964. Acena, também,
            à necessidade do movimento sanitário elevar sua capacidade
            de análise e de formulação de estratégias, citando com muita
            propriedade Mario Testa. Penso que nem Marcio, nem os demais
            pioneiros e formuladores da reforma sanitária, ao final dos anos
            70, imaginariam que após as belas conquistas constitucionais e
            das Leis decorrentes, já com o SUS “legal”, a política de Estado
            implícita, real, aumentaria seu compromisso de subsidiar
            o mercado de planos privados, de subfinanciar o SUS e de
            manter  arcaicos  os  procedimentos  e  gerenciamento  estatais
            da prestação de serviços públicos de saúde. As decorrências e
            consequências dessa política foram sendo percebidas por anos
            na prática do dia a dia, de modo fragmentado, como:
            a)  O  desinvestimento  na  capacidade  instalada  pública
                 de  média  e alta densidade  tecnológica  e incontrolável
                 hegemonia dos prestadores privados conveniados e



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