Page 111 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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a organização dos serviços de saúde em londrina: antigos e novos registros de uma experiência em processo
5.2. Recursos humanos: ideologia profissional
Um obstáculo importante refere-se à utilização dos
recursos humanos, abrangendo a seleção, o treinamento, a
reciclagem e a supervisão, principalmente no que diz respeito ao
componente da equipe de saúde constituído pelos auxiliares de
saúde. Como já foi comentado anteriormente, as características
do modelo de atenção primária de saúde acarretam um papel
fundamental aos auxiliares de saúde no tocante a aceitação do
serviço de saúde pela população. Do seu desempenho depende
grande parte do sucesso do trabalho, o que não significa
menor responsabilidade dos demais membros (médicos e
enfermeiros) da equipe de saúde. O obstáculo, no caso, reflete-
se em cada detalhe de atividade – na escolha de critérios para
seleção de pessoal (risco de empreguismo), na programação e
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execução dos cursos de formação de auxiliares , no andamento
das tarefas de supervisão (risco da fiscalização) – e origina-
se na tendência em enfocar de forma tradicional as tarefas
dos agentes de saúde. Tendência que, oriunda dos serviços de
saúde convencionais, ainda dominantes, limita a atuação dos
auxiliares, quer quanto ao desempenho de funções delegadas
quer quanto às tarefas de ação comunitária; compartimentaliza
9. Em 77/78 foram realizados (3) três cursos de formação de auxiliares de Saúde, um em
conjunto pela PML e FUEL (77) e os outros dois isoladamente por cada Instituição.
Em todos, a programação foi revista, fruto de críticas e avaliações emitidas também
pelos próprios auxiliares. Não se pode dizer que algum deles tenha chegado ao ponto
de se parecer meramente com um “curriculum profissional simplificado”, mas as
deficiências ainda são grandes. A melhoria do treinamento é primordial, pois os
aspectos técnicos do trabalho dos auxiliares de saúde são de importância capital, uma
vez que formam o ponto de ingresso ao sistema de saúde para a maioria da população.
Se eles oferecerem tratamento inadequado e não encaminharem corretamente os
pacientes, o sistema não funcionará satisfatoriamente. Consequentemente, as suas
tarefas precisam ser claramente definidas e os seus programas de treinamento devem
ser eficientes, além, é claro, do apoio (supervisão, logística) e retaguarda para
encaminhamento de pacientes em níveis superiores.
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