Page 126 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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O TRABALHO. DESENVOLVIMENTO E OBSTÁCULOS.



                  a falta de relações cordiais entre Prefeituras e Previdência Social
                  devido às dívidas das primeiras em relação à segunda.
                       Com efeito, uma análise do PPA, que em nossa região,
                  a exemplo da Baixada Fluminense, mereceu uma programação
                  especial – O PROJETO LONDRINA – (set/75/), demonstra
                  o crescimento acelerado dos credenciamentos e contratos com
                  o setor privado em comparação com a estagnação dos serviços
                  próprios e diminuta  integração com os  demais serviços  de
                  saúde públicos.
                       De fato, nesses três anos de vigência do PPA, segundo
                  informações do próprio INAMPS (32), enquanto na área
                  pública foram firmados convênios (com pagamento fixo em
                  base de estimativa da população previdenciária coberta)
                  somente com as Prefeituras de Londrina (4 Postos de Saúde:
                  Cr$ 24.400,00 mensais) e de Assai (Hospital Municipal: Cr$
                  20.000,00 mensais), e na área de serviços próprios do INAMPS
                  houve um acréscimo de mais  14 médicos-servidores (de 30
                  passaram para 44, o que representa um aumento de 31,8%), na
                  área de serviços credenciados houve um aumento de 43,9% (de
                  120 médicos passou-se para 214), sem contar os 24 médicos
                  credenciados exclusivamente pelo “Sistema PPA” que atendem
                  através de guias de consulta emitidas pelos representantes do
                  INPS, nas respectivas localidades. Nesse período, no entanto,
                  e “apesar da carência de empresas médicas e mesmo de grupos
                  médicos organizados na região representarem dificuldades
                  consideráveis à celebração de convênios com empresas”, o que
                  permitia aos autores identificar que “deverá ser desenvolvido
                  intenso trabalho junto a essas organizações no sentido de
                  prestarem  serviços  médico-assistenciais  a  seus  empregados,
                  objetivando desafogar a rede própria da previdência” (33),
                  foram formados nove convênios-Empresas, abrangendo 890
                  segurados e três convênios com sindicatos de trabalhadores,
                  abrangendo 9.367 atendimentos mensais.


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