Page 125 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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a organização dos serviços de saúde em londrina: antigos e novos registros de uma experiência em processo



            de saúde prestados pelos Postos à população beneficiária, é
            que se obteve a assinatura do mesmo. Ainda assim com uma
            importância (Cr$ 24.400,00 mensais pelo atendimento a uma
            população estimada de 86.096 beneficiários) que representa
            cerca de ¼ do custo da manutenção dos serviços, enquanto a
            parcela de beneficiários atendidos pelos Postos representa em
            torno de 50% do total da demanda. E tudo isso, mesmo em
            plena vigência da Portaria Interministerial 001 de 26/07/78
            que estabelece diretrizes para execução dos serviços básicos
            de saúde. Na verdade, mesmo nas vésperas da assinatura do
            convênio (23/10/78) quando ainda se pressionava para sua
            efetivação, não se obteve quaisquer indícios de que o conteúdo
            da referida Portaria era do conhecimento das equipes regional
            e local do INAMPS.
                 Diante  da  informação  de  que,  dos  3.960  municípios
            brasileiros, apenas 44 Prefeituras mantêm convênio com o
            INAMPS, o que demonstraria a ausência de cooperação entre
            Prefeituras e Previdência Social. Loyola (41) acredita que “A
            causa desse fenômeno está em que as relações dos municípios
            com o INAMPS não têm sido cordiais, já que em face da
            dívida da maioria das Prefeituras para com a Previdência
            Social, decorrente de contribuições de empregados e quota da
            previdência não recolhidas, o INAMPS visualiza as Prefeituras
            como devedoras relapsas (...). Será muito difícil estabelecerem-
            se  relações  construtivas  entre  as  Prefeituras  e  o  INAMPS
            enquanto não resolvido o problema da dívida”.

                 A nosso ver, no entanto, as dificuldades para se conseguir
            a celebração desse convênio, que pode ser representada pelas
            cinco solicitações adicionais de informação, por parte da
            Superintendência Regional do INAMPS, correspondem muito
            mais às diretrizes da atual Política Nacional de Saúde, que
            privilegia os convênios com a área privada, do que simplesmente



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