Page 88 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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O TRABALHO. HISTÓRICO E DIRETRIZES
do Pronto-Socorro (1972); como consequência, seus serviços
passaram a ser prestados por pessoal universitário no próprio
Pronto-Socorro do Hospital Universitário, enquanto a
municipalidade comprometia-se a transferir, sob a forma de
subvenção, uma quantia fixa anualmente. O outro convênio,
firmado em 1973, formalizava a integração entre as duas
instituições no sentido de assegurar o funcionamento dos
Postos de Saúde da Vila da Fraternidade, Jardim do Sol e
distrito rural de Paiquerê.
Também nesse período, mais precisamente no final de
1974, teve início entendimentos que resultaram, no ano
seguinte, na celebração de um convênio entre a Universidade, a
Fundação Kellog e a OPS instituindo o Programa Comunitário
de Atenção à Saúde Familiar (PROCAF), através do qual
são alocados recursos financeiros à Universidade para que a
mesma amplie o número de Postos periféricos e dê ênfase ao
atendimento materno-infantil.
Conforme pode ser deduzido, esta etapa representou
uma significativa alteração no trabalho, na medida em que se
identificou a atenção primária de saúde como modelo a ser
praticado. Esta reorientação deu-se, no entanto, no interior da
própria Universidade, uma vez que a municipalidade, apesar
do novo Prefeito também ser profissional de saúde – dentista
¬ e membro do partido da oposição, não deu continuidade
ao seu envolvimento na experiência. Implantou-se somente um
posto durante todo esse período. Também por parte da nova
administração central da Universidade, empossada em 1973, e
que aos poucos constituiu-se num dos baluartes do Governo
do Estado e, portanto, do partido situacionista, não houve
interesse concreto em ampliar fisicamente a experiência.
A nosso ver, essas são as duas forças políticas que merecem
ser analisadas quando se preocupa com as razões dos rumos
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