Page 90 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
P. 90

O TRABALHO. HISTÓRICO E DIRETRIZES



                       Também nesta etapa deu-se a reformulação legal e
                  administrativa (Lei nº. 2.811/77) da Autarquia do Serviço
                  Municipal de Pronto-Socorro, criada em  1970. Essa
                  reformulação visou ampliar o campo de atuação da Autarquia,
                  com vistas a adequá-la para assumir a direção dos Postos de
                  Saúde e da projetada Unidade Integrada de Saúde. Além disso,
                  conforme registra a  exposição  de motivos que  acompanha
                  o  Projeto  Lei  que  o  Executivo  Municipal  encaminhou  à
                  Câmara de Vereadores; “Outro motivo a ser destacado é o da
                  impossibilidade de se pretender criar serviços de medicina
                  preventiva dicotomizados de serviços de medicina curativa,
                  mesmo porque este fato já permitiu a formação de um consenso
                  entre sanitaristas e planejadores de saúde sobre as inúmeras
                  vantagens de se estruturarem serviços integrados” (36).
                       Motivo igualmente relevante para a reformulação proposta
                  foi o de permitir à municipalidade uma maior agilidade
                  administrativa no campo da saúde. Através de uma Autarquia
                  de Serviço Municipal  de Saúde e não somente de  Pronto-
                  Socorro, a Prefeitura aumentou sua capacidade de captação
                  de recursos, como efetivamente veio a ocorrer posteriormente
                  com a celebração do convênio com o INAMPS (23/10/78).
                       Do ponto de vista das razões destas alterações ocorridas
                  – rápida ampliação e rompimento de relações entre as duas
                  Instituições centrais da experiência – identificamos um
                  aprofundamento das divergências existentes entre os interesses
                  políticos polarizados na Prefeitura e na Universidade. A
                  administração atual, apesar do Prefeito não ser profissional
                  da saúde, tem um passado eleitoral de compromisso com a
                  população, notadamente a rural e da periferia urbana, e com
                  o ex-prefeito (Gestão 68/72), de implantar e manter serviços
                  de saúde gratuitos. Por outro lado, a facção dirigida pelo atual



                                                                               67
   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95