Page 95 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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a organização dos serviços de saúde em londrina: antigos e novos registros de uma experiência em processo



            constitui  diretriz  das  mais  destacadas  da  atual  Política
            Municipal de Saúde.



                 4.6.3. Coordenação interinstitucional
                 Uma vez que, em geral, os reais objetivos das instituições
            não são coincidentes, uma verdadeira coordenação é de difícil
            viabilização. Daí porque não se pretender, no atual estágio do
            trabalho, envidar esforços pela integração de instituições e
            intersetorial, numa perspectiva de Regionalização. Na medida
            em que se tem uma concepção mais complexa do conceito
            de regionalização do que a simples perspectiva espacial
            (função racionalizadora/administrativa), e sim de que sua
            prática implica em transformações profundas (técnicas e
            administrativas) para cumprir com uma função sociopolítica
            de satisfação das necessidades de saúde, sua proposição não
            nos parece ser oportuna no momento. Entretanto, é o espírito
            desta diretriz, e, neste sentido, algum grau de colaboração
            deve ser tentado desde que não transgrida as demais diretrizes
            que norteiam a Política Municipal de Saúde. Esta colaboração
            poderia ser oficializada, dependendo dos entendimentos, através
            de uma espécie de Conselho Municipal de Saúde constituído
            por representantes das principais instituições prestadoras de
            serviços de saúde no município. Uma das primeiras tarefas
            coletivas poderia ser a identificação dos  programas assistenciais
            prioritários, levando em conta o conhecimento epidemiológico
            que se tem sobre a distribuição das doenças no município e
            região. Deste conhecimento e das alternativas tecnológicas
            de solução que se dispõe, poderia se cogitar da aplicação do
            modelo de regionalização, que visaria distribuir as atividades
            relativas aos programas, bem como as unidades prestadoras de
            serviços, segundo um sistema de níveis de atenção e respectivos
            perfis funcionais que poderiam ser:


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