Page 92 - A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina
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O TRABALHO. HISTÓRICO E DIRETRIZES



                  sanitária está na dependência da reformulação do sistema de
                  serviços de saúde, onde a linha de frente deve ser “interiorizada”
                  tanto geográfica como socialmente.
                       Compreende a localização de novos serviços de saúde
                  em áreas rurais e peri-urbanas, procurando dessa forma
                  desconcentrar a atual distribuição dos mesmos. Sua localização,
                  baseada em critérios de distribuição populacional, tem a
                  finalidade de facilitar o acesso das pessoas aos serviços, bem
                  como de permitir uma atuação mais dinâmica dos membros da
                  equipe de saúde. É evidente que a  garantia  de  acessibilidade  não
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                  depende  unicamente  da localização geográfica dos serviços ,
                  mas, desde que os outros fatores que para ela contribuem
                  estejam sendo considerados, sua efetivação é fundamental.



                       4.6.2. Ampliação da Cobertura dos Serviços de Atenção Primária
                              de Saúde
                       A atenção primária é uma estratégia para a expansão da
                  cobertura dos serviços de saúde. Consiste na conjugação de
                  atividades destinadas ao atendimento das necessidades básicas



                  8.  De acordo com a Reunião Especial dos Membros de Saúde das Américas (66), o
                    conceito de acessibilidade deve ser subdividido da seguinte maneira:
                    a)  acessibilidade geográfica, ou seja, a distância, o tempo de locomoção e os meios
                    de transporte devem determinar a localização dos estabelecimentos e não áreas de
                    jurisdição;
                    b) acessibilidade financeira, ou seja, os pagamentos ou contribuições para utilização
                    dos serviços não devem constituir obstáculos;
                    c) acessibilidade cultural, ou seja, não deve haver conflito entre os padrões técnicos
                    e  administrativos  dos  serviços  e  os hábitos,  padrões  culturais  e  costumes  das
                    comunidades em que sejam prestados;
                    d) acessibilidade funcional, ou seja, os serviços devem ser prestados oportunamente
                    e em caráter contínuo, bem como estar disponíveis em qualquer momento, atender à
                    demanda real e incluir um sistema de referência que assegure fácil acesso ao nível de
                    assistência que se requer.


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