Page 157 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                                            Em síntese, as parcerias são um tema mais abordado  pelos

                            gestores e professores, mas contam com a valorização dos estudantes. Se,

                            por  um  lado,  há  um  relativo  consenso  entre  os  entrevistados  sobre  a

                            relevância disso nos dois sentidos (para os estudantes e para a comunidade);


                            por outro, há uma grande diversificação das considerações críticas sobre as

                            dificuldades  e  necessidades,  apontando  para  alternativas  políticas,

                            acadêmicas e estruturais do funcionamento das parcerias.


                                            Tomado no seu conjunto, o estudo de caso da UEL retrata um


                            interessante  movimento  entre  o  projeto  instituído  e  os  desafios  para  a  sua

                            implementação  e  aperfeiçoamento  (Feuerwerker,  2002).  Levar  a  cabo  uma

                            proposta  pedagógica  inovadora  requer  consideráveis  ajustes  internos  como,


                            por  exemplo:  a  operacionalização  eficiente  das  iniciativas  de  avaliação,  a

                            negociação com as expectativas discentes, a educação permanente do corpo

                            de  professores  e  a  mobilização  administrativa  e  burocrática  para  viabilizar

                            suportes  técnicos  e  operacionais  ao  curso.  E  externos  como  o

                            estabelecimento  de  convênios  e  parcerias  com  o  sistema  de  saúde  assim


                            como  a  negociação  política,  pedagógica  e  científica  com  as  diretrizes

                            curriculares nacionais (Lugarinho et al., 2006; Pereira, 2006).



                                            Entre  os  agentes  envolvidos  —  gestores,  professores  e

                            estudantes  —  a  diversidade  de  posicionamentos,  nos  seus  consensos  e

                            dissensos,  e,  sobretudo,  na  amplitude  de  suas  percepções  e  anseios,  é

                            exatamente  o  que  alimenta  a  natureza  dos ajustes  a  serem  feitos, ora  com

                            avanços,  ora  com  retrocessos.  O  que  temos  ai  é  a  prova  viva  da



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