Page 157 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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Em síntese, as parcerias são um tema mais abordado pelos
gestores e professores, mas contam com a valorização dos estudantes. Se,
por um lado, há um relativo consenso entre os entrevistados sobre a
relevância disso nos dois sentidos (para os estudantes e para a comunidade);
por outro, há uma grande diversificação das considerações críticas sobre as
dificuldades e necessidades, apontando para alternativas políticas,
acadêmicas e estruturais do funcionamento das parcerias.
Tomado no seu conjunto, o estudo de caso da UEL retrata um
interessante movimento entre o projeto instituído e os desafios para a sua
implementação e aperfeiçoamento (Feuerwerker, 2002). Levar a cabo uma
proposta pedagógica inovadora requer consideráveis ajustes internos como,
por exemplo: a operacionalização eficiente das iniciativas de avaliação, a
negociação com as expectativas discentes, a educação permanente do corpo
de professores e a mobilização administrativa e burocrática para viabilizar
suportes técnicos e operacionais ao curso. E externos como o
estabelecimento de convênios e parcerias com o sistema de saúde assim
como a negociação política, pedagógica e científica com as diretrizes
curriculares nacionais (Lugarinho et al., 2006; Pereira, 2006).
Entre os agentes envolvidos — gestores, professores e
estudantes — a diversidade de posicionamentos, nos seus consensos e
dissensos, e, sobretudo, na amplitude de suas percepções e anseios, é
exatamente o que alimenta a natureza dos ajustes a serem feitos, ora com
avanços, ora com retrocessos. O que temos ai é a prova viva da
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