Page 153 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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1994; PROUNI, 1996), que criou instrumentos importantes no sentido de
estruturar e manter essa parceria por um período de 10 anos avançando, e
muito, em relação ao antigo Projeto PROCAF de Londrina, na década de
1970, também apoiado pela Fundação Kellogg, mas que se caracterizava
como um Projeto de Integração Docente Assistencial (Chaves, 1994;
Feuerwerker e Marsiglia, 1996).
Sem esses projetos, avalia-se que seria muito mais difícil uma
aproximação com os serviços e especialmente com a comunidade, que surge
de uma forma mais estruturada com o PROUNI-Londrina (Soares et al., 1996;
Turini et al., 1999). Eles foram e são importantes instrumentos de
aproximação, mas isoladamente não vão resolver a questão (Feuerwerker e
Sena, 1999).
Aprender a trabalhar juntos e articulados, esse é o desafio
mais importante do trabalho em parceria, que deve ser aceito apesar de todas
as descontinuidades das políticas de saúde, especialmente da administração
municipal, como relata uma professora no seguinte depoimento:
O sistema e os serviços de saúde de Londrina são uma construção
muito fragmentada, nós não tivemos uma continuidade de políticas
de saúde incrementalistas. A cada mudança de gestão e mesmo na
continuidade de uma mesma gestão, se desconstrói sem ter propostas
que consolidem espaços de mudanças e valorização dessas
mudanças. A primeira conseqüência disso é o enfraquecimento da
visibilidade dos serviços e até a auto-estima das pessoas que estão
inseridas nele. Acho que se trabalhar na atenção básica já não é
fácil, Londrina tem sido tímida por demais na visibilidade que podia
ser dada aos serviços que se tem aqui. Eu acho que se divulga
pouco, se explora pouco, se valoriza pouco, então é feito assim todo
um trabalho muito grande, mas pouco criativo em relação ao
marketing, em relação ao que ele representa. Fazem-se coisas muito
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