Page 151 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
P. 151
131
)*
participação de estudantes nem de professores. No próprio Conselho
Municipal de Saúde, a representação da Universidade se dá por meio da
direção do Hospital Universitário, em oposição à área acadêmica dos cursos
da saúde que não tem assento nesse fórum (Turini e Almeida, 2002).
Os locais onde se traduz a parceria com os serviços e a
comunidade são as Unidades Básicas de Saúde, que procuram representar a
porta de entrada do SUS em Londrina para a comunidade e, ao mesmo
tempo, representam também a porta de saída para o estudante se aproximar
mais da população e dos seus modos de levar a vida em defesa da saúde. O
depoimento de uma das estudantes do grupo focal ilustra essa situação:
No primeiro ano, como é para conhecer o local, é um primeiro
contato. Acho que a gente tinha que aproveitar mais os agentes
comunitários, porque é um primeiro contato com a comunidade, aí
se você entrar fazendo amizade com o agente comunitário, você vai
conseguir entrar mais fácil depois na UBS em si. Essa seria uma
estratégia, no primeiro ano, não ficar o ano inteiro só com o agente
comunitário, mas eu acho que é a porta de entrada da comunidade
para a UBS. Como a gente está chegando ao local, é tudo novo pra
gente e novo também pra quem está recebendo os estudantes, seria
legal visitar as casas dos pacientes. No meu, funcionou bem. A gente
chegou saindo e andando mesmo, com o agente comunitário. Depois,
aos poucos, a gente foi conhecendo os médicos, as enfermeiras, pra
gente começar a entender melhor o funcionamento da UBS. Mas a
porta de entrada que deu certo, pra gente pelo menos, foi a do
agente comunitário. (EUEL4)
Algumas das iniciativas indutoras dessa aproximação com os serviços
foram o Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de
Medicina – PROMED (Brasil, 2002) e, mais recentemente, o Programa
Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-
SAÚDE (Brasil, 2005). O papel que esses programas têm cumprido no sentido
;4
5—+
. /0
!