Page 151 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            participação  de  estudantes  nem  de  professores.  No  próprio  Conselho

                            Municipal  de  Saúde,  a  representação  da  Universidade  se  dá  por  meio  da

                            direção do Hospital Universitário, em oposição à área acadêmica dos cursos

                            da saúde que não tem assento nesse fórum (Turini e Almeida, 2002).



                                            Os  locais  onde  se  traduz  a  parceria  com  os  serviços  e  a

                            comunidade são as Unidades Básicas de Saúde, que procuram representar a

                            porta  de  entrada  do  SUS  em  Londrina  para  a  comunidade  e,  ao  mesmo

                            tempo, representam também a porta de saída para o estudante se aproximar


                            mais da população e dos seus modos de levar a vida em defesa da saúde. O

                            depoimento de uma das estudantes do grupo focal ilustra essa situação:


                                    No  primeiro  ano,  como  é  para  conhecer  o  local,  é  um  primeiro
                                    contato.  Acho  que  a  gente  tinha  que  aproveitar  mais  os  agentes
                                    comunitários, porque é um primeiro contato com a comunidade, aí
                                    se você entrar fazendo amizade com o agente comunitário, você vai
                                    conseguir  entrar  mais  fácil  depois  na  UBS  em  si.  Essa  seria  uma
                                    estratégia, no primeiro ano, não ficar o ano inteiro só com o agente
                                    comunitário, mas eu acho que é a porta de entrada da comunidade
                                    para a UBS. Como a gente está chegando ao local, é tudo novo pra
                                    gente e novo também pra quem está recebendo os estudantes, seria
                                    legal visitar as casas dos pacientes. No meu, funcionou bem. A gente
                                    chegou saindo e andando mesmo, com o agente comunitário. Depois,
                                    aos poucos, a gente foi conhecendo os médicos, as enfermeiras, pra
                                    gente começar a entender melhor o funcionamento da UBS. Mas a
                                    porta  de  entrada  que  deu  certo,  pra  gente  pelo  menos,  foi  a  do
                                    agente comunitário. (EUEL4)


                                    Algumas das iniciativas indutoras dessa aproximação com os serviços


                            foram  o  Programa  de  Incentivo  a  Mudanças  Curriculares  nos  Cursos  de

                            Medicina  –  PROMED  (Brasil,  2002)  e,  mais  recentemente,  o  Programa

                            Nacional  de  Reorientação  da  Formação  Profissional  em  Saúde  –  PRÓ-

                            SAÚDE (Brasil, 2005). O papel que esses programas têm cumprido no sentido


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