Page 152 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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de aproximar os serviços de saúde da Universidade é visto da seguinte forma
por uma das gestoras:
Eu tenho acompanhado o movimento que tem sido feito,
desencadeado desde a formulação do PROMED e, mais
recentemente do Pró-Saúde, que envolve uma articulação do curso
em termos de estruturas formais do curso com os órgãos e
representantes dos serviços e também dos profissionais de serviço.
Então, tem sido feito um movimento de chamar esses profissionais do
serviço para discutir a questão do projeto, a articulação do Pró-
Saúde enquanto um elemento que reforçaria e facilitaria alguns
movimentos de integração do ensino com o serviço. Não envolve, até
onde eu sei, o profissional que vai acompanhar o aluno, mas
beneficia de uma certa forma o campo de estágio, seja através da
compra de equipamentos ou de viabilização de uma reforma, que
possa facilitar o funcionamento da Unidade também no recebimento
de alunos. Então, o movimento que eu tenho percebido é esse. O
documento formal que eu tenho conhecimento é o próprio projeto,
onde essas coisas estão bem colocadas e o movimento maior que tem
sido feito é o de chamar os profissionais do serviço, tanto pra
discutir a formatação de alguns módulos aonde os estudantes vão
para o serviço, como de participação desses docentes no
acompanhamento dos alunos nos serviços. Eu acho que são nesses
espaços que se dá o ensino da Saúde Coletiva. (GUEL2)
Observa-se que o Projeto PROMED - Londrina, que está em
fase de finalização, e o Projeto Pró-Saúde Medicina da UEL, em fase de
inicialização, refletem, além da boa qualidade dos projetos selecionados, certo
reconhecimento público da construção da parceria da academia com os
serviços desde a criação da Universidade.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, no inicio da sua
estruturação, fazia questão de participar das reuniões bibliográficas do antigo
Setor de Saúde Comunitária da UEL, mas uma maior aproximação aconteceu
de fato com o estímulo do Projeto UNI – Londrina, na década de 1990 (Rosa,
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