Page 152 - O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO MÉDICA: ESTUDO DE CASO EM TRÊS UNIVERSIDADES DO PARANÁ
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                            de aproximar os serviços de saúde da Universidade é visto da seguinte forma

                            por uma das gestoras:


                                    Eu  tenho  acompanhado  o  movimento  que  tem  sido  feito,
                                    desencadeado  desde  a  formulação  do  PROMED  e,  mais
                                    recentemente do Pró-Saúde, que envolve uma articulação do curso
                                    em  termos  de  estruturas  formais  do  curso  com  os  órgãos  e
                                    representantes dos serviços e também dos profissionais de serviço.
                                    Então, tem sido feito um movimento de chamar esses profissionais do
                                    serviço  para  discutir  a  questão  do  projeto,  a  articulação  do  Pró-
                                    Saúde  enquanto  um  elemento  que  reforçaria  e  facilitaria  alguns
                                    movimentos de integração do ensino com o serviço. Não envolve, até
                                    onde  eu  sei,  o  profissional  que  vai  acompanhar  o  aluno,  mas
                                    beneficia de uma certa forma o campo de estágio, seja através da
                                    compra  de  equipamentos  ou  de  viabilização  de  uma  reforma,  que
                                    possa facilitar o funcionamento da Unidade também no recebimento
                                    de  alunos.  Então,  o  movimento  que  eu  tenho  percebido  é  esse.  O
                                    documento formal que eu tenho conhecimento é o próprio projeto,
                                    onde essas coisas estão bem colocadas e o movimento maior que tem
                                    sido  feito  é  o  de  chamar  os  profissionais  do  serviço,  tanto  pra
                                    discutir  a  formatação  de  alguns  módulos  aonde  os  estudantes vão
                                    para  o  serviço,  como  de  participação  desses  docentes  no
                                    acompanhamento dos alunos nos serviços. Eu acho que são nesses
                                    espaços que se dá o ensino da Saúde Coletiva. (GUEL2)



                                            Observa-se que o Projeto PROMED - Londrina, que está em


                            fase  de  finalização,  e  o  Projeto  Pró-Saúde  Medicina  da  UEL,  em  fase  de

                            inicialização, refletem, além da boa qualidade dos projetos selecionados, certo

                            reconhecimento  público  da  construção  da  parceria  da  academia  com  os

                            serviços desde a criação da Universidade.



                                            A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, no inicio da sua

                            estruturação, fazia questão de participar das reuniões bibliográficas do antigo

                            Setor de Saúde Comunitária da UEL, mas uma maior aproximação aconteceu


                            de fato com o estímulo do Projeto UNI – Londrina, na década de 1990 (Rosa,


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