Page 16 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 16
APRESENTAÇÃO - ABEM
É com muita alegria que, na condição de coeditora, a Associação
Brasileira de Educação Médica (ABEM) participa do lançamento deste livro,
uma iniciativa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - iNESCO, em
parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe.
Consideramos que esta obra traz uma reflexão sobre avaliação a
partir de uma experiência única e bastante consolidada de reestruturação
da graduação médica no Brasil, estratégia fundamental de transformação
e desenvolvimento da Educação Médica. Incorporar este livro no conjunto
de publicações que a ABEM, ao longo de seus 62 anos de existência editou,
reforça nossa missão de “Desenvolver a educação médica visando a formação de um
profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para
a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
O livro tem como alicerce a tese de doutorado da autora, defendida
e aprovada na UNICAMP em 2007. Como muito bem explorado pelo
professor Marcio Almeida, autor do Prefácio desta obra, “o estudo realizado
há aproximadamente 15 anos, continua sendo contemporâneo, pois esses temas não
saíram da ‘ordem do dia’ e seguem sendo objeto de análises e de intervenções no campo
das políticas públicas”.
Apesar da temática continuar sendo contemporânea, o prefácio e o
posfácio deste livro situam as novas políticas públicas (de 2007 aos dias
atuais), apresentam novas experiências avaliativas e ampliam aspectos
conceituais que dialogam e complementam os dados da pesquisa original.
É importante, também, enfatizar a relevância do objeto e do contexto
educacional investigado. O contexto nos remete à Universidade Estadual
3