Page 19 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
P. 19
aprendizagem e Avaliação na Formação em Saúde”. Nesta linha e nas outras
duas – “Educação Permanente e Integração entre Ensino, Serviços de Saúde
e Comunidade” e “Gestão Acadêmica e no Sistema Único de Saúde”, temos
contribuído com a formação de dezenas de novos mestres e com a produção
de pesquisas que buscam compreender e aprofundar o saber docente, o
processo de aprendizagem docente-discente e os caminhos da avaliação,
contribuindo desta forma para o fortalecimento da área e o desenvolvimento
de uma rede de pesquisas em ensino para a área da saúde, compreendendo
a sua complexidade.
Um dos nossos colegas, o professor Marcio José de Almeida, autor
do prefácio deste livro, foi coorientador da Professora Gianna Lepre Perim
em seu doutorado na UNICAMP, ajudando-a no projeto de pesquisa sobre
a avaliação do curso de medicina da UEL, que em linhas gerais balizou o
Sistema de Avaliação do curso de medicina da Faculdades Pequeno Príncipe.
Esse histórico justifica o honroso convite que recebemos para ser coeditores
do livro que resultou da tese defendida e aprovada.
A disseminação do conhecimento produzido na academia,
especialmente quando dotado de relevância, como é o caso deste projeto
editorial, será uma forte contribuição para o entendimento do processo de
avaliação e do desenvolvimento da formação médica no nosso meio e para o
aprimoramento dos cursos da área da saúde, missão que procuramos realizar
especialmente por meio das atividades do nosso Mestrado, carinhosamente
denominado PECS.
Curitiba, maio de 2020.
Professora Doutora Izabel Cristina Meister Martins Coelho
Coordenadora do Programa
6